quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tombamento Histórico em Ipu - Ceará: Igreja de Nossa Senhora do Desterro, seu Cruzeiro e entorno

Aos Ipuenses, Ibiapabanos e Cearenses, "Annuntio vobis gaudium magnum" (Anuncio-vos uma grande alegria): A Igreja de Nossa Senhora do Desterro, seu cruzeiro e entorno foram tombados pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural - COEPA, pela unanimidade dos conselheiros presentes à Sessão desta quarta-feira, (08/04).
Agora a nossa Igrejinha será inscrita no Livro de Tombo Histórico e Etnográfico Cearenses. O Parecer de nossa lavra foi aprovado, por unanimidade, restando a realização de pequenas diligências que se farão nos próximos dias. 
O anúncio do tombamento foi feito pelo relator do Parecer, o guaraciabense e ex-aluno do Colégio Ipuense, Conselheiro José Luís Lira (foto). "Foram 19 votos a favor e nenhum contra", disse José luís.
O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem histórico é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição.
Centro histórico da cidade de Ipu é onde se deu o início do povoamento do município. Sobre o termo "Quadro da Igrejinha", o sentido é claro.
O local onde se localiza o centro histórico tem um formato de quadrado ou até mesmo um retângulo, mas a população resolveu adotar o quadrado como designação da pequena área do centro histórico, a Igrejinha foi o berço do povoamento e ali nas proximidades surgiram as primeiras ruas, bairros. Mas antes de tudo veio a Igrejinha, por essa questão é "Quadro da Igrejinha".

Confira a entrevista com o conselheiro(foto acima) e relator do Parecer do tombamento histórico da Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Igrejinha do Quadro), seu cruzeiro e entorno, localizados na cidade de Ipu (CE), na Região Noroeste do Estado do Ceará.
A conquista 

"Finalmente conseguimos o tombamento definitivo da Igrejinha de Ipu", disse o Conselheiro e relator do Parecer, Dr. José Luís Lira, guaraciabense e ex-aluno do Colégio Ipuense. 

A apresentação do Parecer 

"Até o decano do Conselho, Professor Liberal de Castro, elogiou o trabalho e as fotos que foram exibidas no data-show, na manhã desta quarta-feira (08/04)." 

A tensão durante a votação 

"O bom é que a única torcida organizada era a minha." 

"Eu pensava que não seria hoje. Um colega advogado levantou uma questão de ordem, mas, submetido ao pleno o assunto foi encerrado." 

A votação 

"Foram 19 votos a favor, lembrando que o Conselho é composto por 21 membros e que o presidente não vota e dois conselheiros não compareceram por questões de saúde." 

O que passava pela cabeça? 

"Eu fiquei de cabeça baixa. Lembrei-me de nosso santo Monsenhor Antonino, do Sr. João Chiquinha e tantos outros. A votação final do Parecer foi por unanimidade. Coisa rara no COEPA. Mas, finalmente, missão cumprida!" 

Uma lembranças do Quadro da Igrejinha? 

"Das fugas da aula (José Luís Lira foi aluno do colégio Ipuense) para ficar, com a nossa turma de amigos, na praça que fica no Quadro da Igrejinha." 

Uma mensagem especial aos ipuenses? 

"Se estivesse em Guaraciaba do Norte, soltaria fogos para comemorar o tombamento da Igrejinha de Ipu, mas, passo a procuração ao amigo Prof. Francisco Mello que está em Ipu e pode comemorar." 

"Comemorem meus amigos ipuenses. O Ipu acaba de entrar no seleto quadro do Patrimônio Histórico e Etnográfico Cearenses. A alegria é de todos nós. Eu que me sinto meio ipuense, pois aí estudei, e nunca deixei de frequentar, ergo um brinde à Terra de Iracema." 

E o que vem pela frente para a Igrejinha do Quadro, após o tombamento? 

"Restam detalhes que vou fechar com o Padre Raimundo Nonato Timbó." 

Vitória, missão cumprida e o descanso merecido 

"Bem. Vou descansar um pouco. Saí de Sobral às 23h desta terça-feira (07/04), cheguei às 03h30 em Fortaleza e às 8h30 já estava na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). Corrija aí o que escrevi, *Fernando, porque a emoção faz com que esqueçamos até do vernáculo. heheheh" 
Fonte: Netcina 


REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET