O Estado do Ceará conta com mais um feriado em sua agenda. No próximo dia 25 de março, data da abolição da escravatura no Ceará será feriado, data magna do Estado.
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Antes, no dia 1º. de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, já havia emancipado os seus escravos, foram libertados à época 116 escravos. Por conta desse legado histórico o município é conhecido como Rosal da Liberdade.
Ceará, Terra da Luz, Berço da Liberdade. A província do Ceará foi a primeira do Brasil a abolir a escravidão da raça negra. “Este episódio histórico levou José do Patrocínio, durante uma conferência em favor da abolição, a denominar o Ceará de “Terra da Luz, Berço da Liberdade”. Os jangadeiros cearenses aderiram ao movimento abolicionista e em janeiro de 1881 fecharam o porto de Fortaleza ao embarque de escravos. O jangadeiro Francisco José do Nascimento afirmou que no porto do Ceará não embarcariam mais escravos. Por esse gesto passou à história como “Dragão do Mar”. Essa determinação foi cumprida. A relevância desses fatos históricos motivou o Ceará a propor 25 de março como data magna do Estado com o objetivo de chamar a atenção do povo cearense.
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
Site: www.secultipu.com