quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dia Nacional da Cultura comemorado com homenagem a professora Valderez Soares



A maestrina Maria Valderez Soares foi a homenageada da Prefeitura Municipal de Ipu por meio da Secretaria Municipal de Cultura em um evento ocorrido na noite dessa terça-feira (05/11), dia em que se comemora o Dia Nacional da Cultura.

O Evento aconteceu na Casa de Cultura que recebe o nome da homenageada. A escolha além de coincidir com o dia Nacional da Cultura também lembra os 10 anos de existência da Casa de Cultura Professora Valderez Soares e o aniversário dos 91 anos da ipuense ícone da cultura de nossa terra.
Sobrinha da Homenageada hoje residente na Capital Cearense

Ex-integrantes do Coral Santa Cecília, fundado pela Valderez fizeram uma grande homenagem para a mestra com a interpretação da música Luar do Sertão em 3 vozes, dentre outras canções que fizeram parte por muitos anos do repertório musical do coral. A Banda de Música Maestro Lázaro Freire também entoou uma Valsa que leva o nome da homenageada composta pelo músico Raimundo do Vale.

Familiares de Dona Valderez também fizeram parte das homenagens apresentando ao público convidado peças e instrumentos musicais que a musicista tinha como companhia quando viva.  Vários artistas da cidade se revezaram no palco da Casa de Cultura para homenagear a maestrina fazendo uma retrospectiva da vida e arte da homenageada dentre os músicos participaram das homenagens o Pianista Ivanildo Neves, o Sanfoneiro Carlinhos Sampaio, o Saxofonista Jorge Nobre e professores do Patronato Sousa Carvalho e os cantores Josenir Gabriel (Ninja Lee) e Grace Farias.

Após os discursos da secretária executiva de cultura Sônia Maria Pontes e o Prefeito do Município Carlos Sérgio Rufino Moreira o público foi convidado a visitar o memorial recém reformado da Casa de Cultura que guarda peças e objetos em um museu administrado pela secretaria de cultura dentro da Casa de Cultura. Sérgio Rufino em seu discurso fez questão de dizer para os presentes que foi aluno da homenageada durante a sua vida estudantil, assim como também a secretária de cultura. "Essa Casa que completa hoje dez anos de existência leva o nome mais do que merecido, de uma que foi sem sombra de dúvidas um ícone da história de Ipu, e que esse lugar inspire a nascer nos ipuenses novas Valderez Soares" disse.

Galeria de fotos 



REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET