No dia em que se comemora o 'Dia Nacional da Cultura' a Secretaria Municipal de Cultura do Ipu enfatiza as ações desenvolvidas no município pela secretária executiva Sônia Maria Pontes e o prefeito municipal Carlos Sérgio Rufino Moreira.
Comemorou-se no dia 5 de novembro o Dia da Cultura Brasileira, homenagem a Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849. É momento de celebração e também de prestar contas, ainda que sumariamente, do que a Secretaria Municipal da Cultura de Ipu já realizou em 2013.
Nestes dez meses, foi possível estabelecer ampla conversação com todas as expressões culturais, sejam aquelas mais tradicionais ou aquelas que já estavam um pouco esquecidas pelos ipuenses. Dentre as ações destacam-se o Carnaval, Festival de Quadrilhas, I Mostra Cultural de Ipu: Artesanato, Música & Arte, Festa do Município (Comemorações da Emancipação Política), Recuperação do Memorial Professora Valderez Soares e a reforma da Casa de Cultura de Ipu com a ativação do Centro de Inclusão Digital.
Da organização das Festas Populares a Secretaria Municipal de Cultura mostrou serviços e eficiência organizando as duas grandes festas populares da cidade. O Carnaval com a promoção de festas que ocorreram em Praças Públicas e no principal Cartão Postal do Estado a Bica do Ipu; como também ficou responsável pela organização da Festa de Aniversário do Município com a realização de eventos como o Miss Ipu, a Amostra Cultural (Artesanato, Música e Arte) e a Festa Dançante com grandes atrações musicais no cenário estadual. Outro destaque no município foi a volta dos grandes Festivais de Quadrilhas com a disputa acirrada de grupos de quadrilhas da cidade, foram três dias de muita animação e a presença de grande público que lotaram o Ginásio Coberto.
Destaque aqui para outro evento que nesse ano pela primeira vez foi organizado pela secretaria que foi a comemoração do "Dia do Trabalhador" foram dois dias de muita animação. Evento realizado em Maio desse ano, que contou com distribuições de prêmios, discursos de autoridades e música clássica ao vivo e homenagem a classe trabalhadora de Gari.
A Volta do Festival de Quadrilhas |
I Amostra Cultural de Ipu
A Secretaria Municipal de Cultura promoveu durante a semana do município em parceria com Sebrae a 1ª Amostra Cultural de Ipu com a exposição de mais de trinta stands. Durante o evento houve a apresentação de 14 apresentações cultuais e artistas valorizando a cultura e o artista ipuense. A Amostra serviu como mecanismo de incentivo que possibilitou não só para o artesão, mas para outras expressões culturais, tais como a música, o teatro, a dança, a pintura, a escultura, a gastronomia, a literatura, a capoeira e outras manifestações artísticas, fortalecendo as tradições da cultura da Terra de Iracema. "A força da cultura ipuense exposta na Praça de Iracema, numa aproximação rica e familiar com os visitantes"
Outro ponto que se destaca na gestão da atual secretaria e a revitalização da Escola de Música com aulas com instrumentos musicais grátis para crianças e adolescentes |
Essas ações mostram metas alcançadas da Secretaria de Cultura de Ipu, ao mesmo tempo que expressam o compromisso em valorizar, enriquecer e promover a Cultura de nossa terra, num caminhar contínuo. Não sendo um fim em si mesmas, ao contrário, são mola-propulsoras nesse caminhar." Ressalta Sônia Maria Pontes, Secretária Executiva de Cultura.
FONTE: IPUNOTÍCIAS