A Primeira Dama do Município de Ipu, Ana Rufino e a Secretária de Cultura do Município, Sônia Pontes Souza promoveram nesta segunda-feira (19-08-2013) no Auditório da Casa de Cultura Valderez Soares um evento festivo para entrega dos novos uniformes de gala para os 36 músicos que fazem parte da Banda de Música Lázaro Freite. O evento contou com a participação efetiva da Primeira Dama de Ipu, Ana Rufino, Chefe de Gabinete, Sebastião Rufino, Secretaria de Cultura, Sônia Pontes Souza, vereadores: Arlete Mauricéia, Nonato Filho, Leandro Bezerra, Coordenadora das Setas, Corrinha Rufino, Secretária de Assuntos Institucionais, Madalena Pontes, Comissão Organizadora da Semana do Município e funcionários em geral.
Estudou no Ginásio Ipuense hoje conhecido como Colégio Ipuense. Lázaro foi convocado para um concurso de música em Pernambuco a convite de Raimundo do Vale, residente da cidade de Ipu. A prova foi realizada no conservatório de músico; contava-se com a presença de trinta e nove músicos da região do Ceará, Pernambuco e Piauí. Depois da prova os alunos iriam conferir em um quadro o nome dos classificados. Chegando ao local Lázaro só viu seu nome e se entristeceu achando que, por só ter o seu nome, acreditava que ele seria o único que não havia passado. Mas não demorou muito para se surpreender e seus anseios e sonhos… Quando o professor chegou até ele e lhe parabenizou pelo seu 1º lugar do concurso dando lhe o titulo de “ Maestro Lázaro”.
Na gestão do prefeito da época, Dr.Milton Pereira, Lázaro exercia seu cargo de Maestro e a banda de Música ainda continuava sendo a Banda Paroquial. Depois por decisão do prefeito passou a ser Banda Municipal. E seu trabalho foi se projetando eficientemente em todas as cidades da Zona Norte levando sua cultura musical para outras localidades a convite dos prefeitos das cidades como Ipueiras, Nova Russas, Pires Ferreira, São Benedito, Viçosa, Carnaubal e por fim Poranga. O trabalho do Maestro Lázaro também é encontrado no 23º B.C. de Fortaleza na Polícia do Ceará e em todas as cidades representadas nas pessoas aos excelentes músicos que ele formou.
Lázaro também fez o Hino do Colégio Ipuense com letra de autoria de Monsenhor Morais e música de Maestro Lázaro. Dono de um rico arquivo de dobrado, Hinos, valsas, músicas clássicas, etc. Levou a banda de música de Ipu para muitas apresentações, no desafio, confiante de competir o 1º lugar com bandas de várias, cidades, onde o publico aplaudia de pé, sendo visível a profunda emoção que se apoderava do regente Maestro Lázaro e os integrantes da Banda. Mas o Maestro Lázaro queria ir mais além com a música. Com a ajuda de Monsenhor Morais formaram uma banda instrumental que tinha o nome de “Os Satélites”. Esse nome foi dado pelo o Sr. Vicente Rocha, essa banda deixou de pertencer ao Monsenhor Morais, passando a pertencer ao Maestro Lázaro, que fez dessa banda musical, que mais parecia uma orquestra, o sucesso da época. Dono de umas cinco lojas de vendas de discos distribuídas na cidade de Ipu, Guaraciaba, Varjota e Santa Quitéria.
Na galeria dos filhos ilustres de Ipu, hoje retrata quem coreografou musicalmente por anos e foi à alegria das festas do nosso Padroeiro o Mártir São Sebastião e do glorioso São Francisco de Assis. Acompanhe agora os bastidores da entrega dos novos uniformes de gala da Banda de Música Lázaro Freire.
FONTE: Prefeitura Municipal de Ipu
FONTE: Prefeitura Municipal de Ipu
GALERIA DE FOTOS