quinta-feira, 29 de junho de 2017

Festival de Música da Ibiapaba (MI) está com inscrições abertas!



            A 13ª edição do Festival Música da Ibiapaba (MI) está com inscrições abertas a partir de hoje, 20 de junho, até 4 de julho. Durante os oito dias do evento, que ocorre de 22 a 29 de julho, em Viçosa do Ceará, serão oferecidas oficinas e workshops, ministrados por professores de diversas partes do País. Inscreva-se pelo site http://mapa.cultura.ce.gov.br/projeto/642/.
            São 400 vagas destinadas a estudantes da rede pública estadual e outras 200 para o público em geral. A curadoria é do maestro da Osuece, o pernambucano Alfredo Barros, de Amilson Godoy, regente da Orquestra Sinfônica Arte Viva, de São Paulo, e do produtor musical, Daniel Ganjaman.

Realizado pela Secult, por meio do Instituto Dragão do Mar,
em parceria com a Seduc, o evento ocorre de 22 a 29 de julho

O Festival Música da Ibiapaba (Mi), realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), chega à 13ª edição cheio de novidades. O evento de formação musical, que ocorre em Viçosa do Ceará de 22 a 29 de julho, é um dos mais reconhecidos do calendário cultural do Estado e uma das /principais ações de interiorização da política cultural. Este ano, o “Mi”, como está sendo chamado, se aproxima das sonoridades contemporâneas, ganha nova identidade visual, um apelido, a curadoria de grandes nomes da música cearense e nacional, além de um patrono, o maestro cearense Alberto Nepomuceno.
Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult e do Instituto Dragão do Mar, em parceria com a Secretaria da Educação, o “Mi” traz nesta edição mais diversidade às ações formativas e à programação artística.
O secretário da cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, comenta o novo momento do evento. “A identidade do festival é a formação. O Festival Música da Ibiapaba traz em sua gênese a formação. Essa identidade se mantém e se renova, mas estamos buscando novas dimensões, estabelecendo conexões do Festival com a música em suas vertentes erudita, popular e contemporânea e de como isso se traduz em sua programação. Estamos falando de um festival que existe desde 2004 e que precisa passar por uma ressignificação, seja no seu conceito, na sua programação artística e na conexão com outros setores das artes, da economia da cultura, do turismo, da artesania, da gastronomia e com o próprio patrimônio cultural da cidade de Viçosa do Ceará e da região da Ibiapaba”, diz.
Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, lembra que, com o novo formato, o Festival amplia seu alcance. “As experiências estéticas, que vão desde a música erudita, passando pela instrumental, às raízes populares, essa fusão de experiências, fundamental para a formação, ganha agora também uma potência de difusão”, explica.

Patrono
O maestro cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920), um dos mais importantes da história da música nacional, surge como patrono e inspirador do “Mi”. Defensor do diálogo entre as raízes brasileiras e a música erudita, entre a segunda metade do século 19 e começo do século 20, o compositor, pianista e regente foi fundamental para a construção de uma sonoridade que representasse seu povo, sem se distanciar do que havia de melhor no cenário mundial.
“O Nepomuceno é um dos pais fundadores do campo artístico nacional. Ele foi o primeiro grande pensador a compreender que as matrizes da tradição popular brasileira estavam impregnadas de grande expertise instrumental, de grande capacidade criativa, e que o diálogo tornaria tanto a música popular quanto a própria música erudita muito mais rica”, explica Paulo Linhares.  “O festival tem esse sentido, de incorporar a matriz instrumental brasileira e tornar esse diálogo entre música contemporânea, erudita e popular um diálogo permanente, fértil e enriquecedor”, conclui.

Formação e mercado musical

Segundo a coordenadora de artes e diversidade cultural da Secult, Valéria Cordeiro, outro aspecto importante do “Mi” em 2017 é a introdução de discussões voltadas para a experiência e a inserção no mercado. “Além do talento, de ter uma formação estruturada, como o músico pode entrar no mercado, de que outras formas? Vamos discutir as várias possibilidades de inserção desse músico, trazendo inclusive o diálogo dos mestres da cultura com os profissionais que atuam no mercado e que estarão no festival”, diz.

As políticas públicas de cultura voltadas para a música também entram na programação do festival, com o Encontro Estadual de Regentes de Bandas e o Encontro Setorial da Música, que deve reunir o fórum estadual e os representantes das entidades ligadas ao setor.

Com informações da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará

segunda-feira, 19 de junho de 2017

XV Festival de Quadrilhas Juninas de Ipu: Divulgação dos resultados de um grande espetáculo cultural!


O Ginásio Coberto Abdoral Timbó foi palco de lindas apresentações de quadrilhas juninas, onde música, dança, teatro, cenário e figurino entraram num ritmo só: o rimo da celebração  da cultura pela alegria, pela criatividade, a união de talentos e esforços.
O XV Festival de Quadrilhas Juninas Arraiá no Pé – da – Serra no Circuito de Quadrilhas Juninas SESC Ativo 2017 foi resultado da importante parceria da Prefeitura Municipal de Ipu, através da Secretaria de Cultura, com o SESC (Serviço Social do Comércio).
Foi uma maravilhosa oportunidade de valorização de nossa cultura regional. Lindas apresentações. Nossa tradição. Nosso talento.
Ipu, historicamente, é pólo cultural regional, e um evento dessa envergadura contribui mais ainda para essa importante condição.
Essas apresentações compuseram a seletiva da região Ibiapaba 02, num total de 13 seletivas realizadas por todo o Ceará, das quais resultará a Etapa Final, que será realizada em Jaguaribe. Participaram quadrilhas juninas dos municípios de Ipu, Guaraciaba do Norte, Uruóca, Hidrolândia, Cariré, Carnaubal, Graça.
Cada apresentação em sua temática e forma de expressão convidava a que nos encantássemos, sorríssemos, víssemos que somos um povo criativo, batalhador, que faz da música e da arte em geral um alento, um motivo, uma causa que mantém de pé e justifica a própria existência.   
O evento foi enriquecido não somente pelas apresentações juninas, mas também pela própria ambientação do espaço, por meio das tradicionais bandeirinhas, chapéus de palha, uma casa rústica aberta à visitação.
Ficou assim a classificação geral das três primeiras, que foram premiadas:

1° lugar: Estrela Junina (Uruóca)
2º lugar: Flor de Mandacarú (Cariré)
3º lugar: Guaradrilha (Guaraciaba do Norte)

·         Melhor marcador: Arraiá da Juventude (Ipu)
·         Melhor Rainha: Flor de Mandacarú (Cariré)
·         Melhor Noiva: Flor de Mandacarú (Cariré)
·         Melhor Noivo: Flor de Mandacarú (Cariré)
·         Melhor Casamento Matuto: Estrela Junina (Uruóca)

O Governo Municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino, a Secretaria de Cultura, Secretária Sônia Pontes parabenizam a todos, na crença de que a cultura é um vetor importante para a a promoção do bem - estar e desenvolvimento de uma sociedade.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Ipu
















quarta-feira, 14 de junho de 2017

Cronograma das Apresentações do XV Festival de Quadrilhas Juninas Arraiá no Pé – da - Serra no Circuito Junino SESC Ativo 2017

                                                          Secretaria Municipal de Cultura


O Governo Municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino, através da Secretaria de Cultura, Secretária Sônia Pontes, e o SESC (Serviço Social do Comércio) realizam o XV Festival de Quadrilhas Juninas Arraiá no Pé – da - Serra no Circuito Junino SESC Ativo 2017.
Vamos festejar nossa cultura com muita música, dança e integração, no embalo das 10 quadrilhas juninas (dos municípios de Guaraciaba do Norte, Ipu, Hidrolândia, Carnaubal, Cariré, Graça, Coreaú e Uruóca) que irão se apresentar no Ginásio Coberto Abdoral Timbó, nos dias 16 e 17 de junho, a partir das 19:00h.
É hora de festa, cor, alegria, de valorizar o que somos, se emocionar, torcer, de entrar no ritmo junino!
Compromisso nosso: Uma grande festa, repleta de muita emoção!
Como procedimento para a devida organização e lisura desse processo ocorreu na manhã do dia 13 de junho, pela manhã, na Casa de Cultura Professora Valderez Soares, o sorteio que definiu a ordem das apresentações das quadrilhas juninas participantes.

Cronograma das Apresentações

Dia 16 de Junho (Sexta-feira)
Quadrilha Junina
Município
Roça Rossa
Hidrolândia
Flor de Mandacaru
Cariré
Estrela Junina
Uruoca
Rosa Junina
Carnaubal
Asa Branca
Hidrolândia


Dia 17 de Junho (Sábado)
Quadrilha Junina
Município
Beija Flor
Coreaú
Guaradrilha
Guaraciaba
Arraia das Flores
Graça
São João
Ipu
Arraia da Juventude
Ipu

 Site: www.secultipu.com.br (Secretaria Municipal de Cultura de Ipu)


Tenda SESC continua na Praça de Iracema! Confira a programação!


Com uma programação diversificada, o Governo Municipal de Ipu, à frente o prefeito Sérgio Rufino, em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), através da Secretaria de Cultura de Ipu, à frente a Secretária Sônia Pontes, desde o dia 06 de junho está realizando em Ipu o Programa Especial da Tenda SESC, um momento importante para a valorização de nossa cultura, da música à dança, passando pelo teatro. Um encontro com o belo, com os sentimentos, uma oportunidade de divertir – se, ser feliz pela arte. A Tenda SESC se encontra na Praça de Iracema, com sua programação iniciada a partir das 18:30h.
Já tivemos oficinas de quadrilha junina, de teatro, dança, cordel, shows musicais com grupos de nossa cidade, sessões de cinema e cama elástica para a criançada.
E a programação continua, até amanhã, dia 15 de junho! Nesta quarta – feira teremos, às 18:30h, sessão de cinema, mais cama elástica (pula – pula), e às 19:30h, apresentação pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Gonçalo Lima; às 20:30h, teremos show musical com o grupo Curtição do Forró.
É a Praça de Iracema como palco da cultura em nossa Ipu.

Governo Municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino
Secretaria de Cultura, Secretária Sônia Pontes

SESC – Serviço Social do Comércio





















segunda-feira, 12 de junho de 2017

Praça de Iracema, Praça de Cultura!



O Governo Municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino, através da Secretaria de Cultura, Secretária Sônia Pontes, e o SESC (Serviço Social do Comércio), realizam o projeto Junho - Mês Festivo: Vamos à Tenda SESC a Cultura Celebrar!, com a Tenda SESC na Praça de Iracema, de 06 a 15 de junho de 2017, sempre a partir das 18:30h.
Com uma programação diversificada, é um momento especial para a valorização de nossa cultura, da música à dança, passando pelo teatro. Um encontro com o belo, com os sentimentos, uma oportunidade de divertir – se, ser feliz pela arte.
Já tivemos oficinas de quadrilha junina, de teatro, dança, cordel, shows musicais com grupos de nossa cidade (Miriam Araújo, Trio Asa Branca, Forrozão Levanta a Saia, Pop Dance Music, Sensação do Forró, Arte Musical, Forró na Roça) e ainda cama – elástica e sessão de cinema para nossas crianças.
E não acabou !!! Confira a programação para os próximos dias:

Dia 12/06/17 (Segunda – feira)

* 18:00h-  Sessão de Cinema
               Cama- elástica
 • 20:30h - Show – Bezerrão Show

Dia 13/06/17 (Terça – feira)

.18:00h-  Sessão de Cinema
                Cama- elástica
 • 19:30h – Casamento Matuto da Quadrilha Junina Arraiá da Juventude de Ipu
• 20:30h - Show – Forró Pé - de - Serra Flor da Terra
Dia 14/06/17 (Quarta – feira)

18:00h-  Sessão de Cinema
                Cama- elástica
 • 19:30h – Apresentação pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Mons. Gonçalo Lima
• 20:30h - Show – Curtição do Forró
Dia 15/06/17 (Quinta – feira)

18:00h-  Sessão de Cinema
                 Cama- elástica

• 20:30h - Show – Charme de Menina

Realização: SESC e Prefeitura Municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino, Secretária de Cultura Sônia Pontes

















REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET