Como parte da programação dos 175 anos de emancipação política e Ipu o Governo Municipal de Ipu, través da secretaria de cultura de Ipu, realizou na noite de ontem, quinta-feira (20/08) um especial Iracema 150 anos.
O evento contou com apresentações artísticas culturais e musicais, espetáculo teatral, de José de Alencar, apresentação do livro "Iracema Curuminha", por Francisca Ferreira, além do lançamento dos livros: "A Matemática dos Colégios militares" autor Issac Luís Farias Passos e "Memórias que não se apagam" do escritor e religioso Francisco Antônio Cavalcante (Pe. Tula).
Representações políticas, amantes da cultura e saudosistas participaram do evento organizado e idealizado pela secretária municipal de cultura, Sônia Pontes e pela primeira Dama do município Ana Rufino. O evento lotou as dependências da Casa de Cultura Professora Valderez Soares.
Outro momento marcante da noite fui o ato de denominação do auditório da Casa de Cultura que a partir da data de ontem, se chamara "Auditório Iracema - Em alusão aos 175 anos de emancipação política de Ipu e aos 150 anos de obra literária Iracema do poeta José de Alencar, publicado em 1865 e traduzido para diversas línguas.
Grupo teatral que encenou a Peça: Iracema |
"A obra é considerada de caráter único e universal, e se confunde com a própria historia de nosso município. Iracema é também uma declaração de amor ás plagas cearenses, aos seus primeiros habitantes e suas paisagens. Mas nós, ipuenses, especialmente temos uma admiração, um carinho, uma vibração indescritível por ser a índia formosa, filha deste nosso rincão. Por isso, o Governo Municipal preparou este Especial de Iracema 150 anos!" ressalta Sônia.
Galeria de fotos