quinta-feira, 30 de julho de 2015

Dona Branca- Mestra da Cultura Popular de Ipu

Dona Branca, por enquanto a única Mestra da Cultura do município de Ipu, foi consagrada em 2005 com tal honroso título. Ela representa exemplarmente o município com o saber de sua Arte em Cerâmica; quer seja na própria terra natal ou mesmo quando participa eventualmente dos Encontros de Mestres do Mundo, como por exemplo o VIII Encontro Mestres do Mundo, com o tema- Chão sagrado do belo amor, ocorrido na cidade do Crato, região do Cariri.
D. Branca é orgulho para o Ipu, para o estado e quiçá para o mundo; pois além de uma grande profissional da arte popular, no seu caso, como louceira da arte do artesanato; também é um exemplo de ser humano: trabalhadora, humilde e digna.
Essa grande mulher ipuense, pratica e transmite com grande saber a arte da cerâmica à várias gerações. Completa neste ano de 2015, 10 anos que a mesma recebeu do governo do estado, o merecido título de Mestra da Cultura Popular.
Em um relato mais amiúde quanto ao seu histórico de vida, temos que: “Dona Branca nasceu em 1941, no Bom Jesus (Ipu), filha de Antonio Alves Pereira e Niza Irene de Paiva, veio para a Alegria aos cinco anos de idade. Dona Branca começou a fazer louça aos dez anos, iniciada pela avó materna Raimunda Alves de Sousa, escondida, “para não levar uma surra”, pois o pai não queria que a filha trabalhasse, mas com o passar do tempo viu que o ofício de Dona Branca poderia ajudar na renda familiar e começou a comercializar as louças de Dona Branca por toda a região, inclusive na feira de Ipu”. (Prof. Francisca Ferreira).
Portanto, o Governo Municipal, prefeito Sérgio Rufino; através da Secretaria de Cultura, secretária municipal Sônia Pontes, parabeniza D. Branca, por seu talento e luta como representante da arte popular.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
www. secultipu.com

Gov. Municipal de Ipu está engajado na Campanha da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas 2015.

Nesta quinta-feira, 30 de julho, o mundo se mobiliza pelo Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vários países se mobilizam por meio da Campanha Coração Azul, lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC-ONU). No Brasil, a data está sendo marcada pela Semana de Mobilização, desde os dias 27 à 30 e findando-se nesta sexta-feira, 31 de julho de 2015. O Ministério da Justiça convida todos a participarem desse movimento de alerta e prevenção de novas vítimas do tráfico de pessoas.
A Semana de Mobilização acontecerá de norte a sul do país, com o apoio da Rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, além dos Comitês Sociais do Coração Azul, Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap) e vários órgãos públicos e não-governamentais.
As organizações envolvidas já estão mobilizadas,  e convocam a todos os brasileiros em prol desta luta, multiplicando esforços contra essa grave violação de direitos humanos. Até o dia 31, Ilumine prédios de azul, promova seminários, rodas de diálogos, blitz educativas, distribua materiais ou crie outras ações. Para isso, todo o material publicitário da campanha estará disponível, podendo ser reproduzido e divulgado, por meio físico ou digital.
Em Ipu, o Governo Municipal está participando desta campanha com as estátuas do Guerreiro Branco e da Índia Iracema com a iluminação da Campanha Coração Azul. Uma parceria do Ministério da Justiça e administração municipal através das secretárias de Cultura, Infraestrutura, Ação Social e educação.

**** Site da Prefeitura Municipal de Ipu

REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET