Para diversificar, descentralizar e expandir a oferta da cultura audiovisual para a população ipuense, e tendo em vista que a gestão compreende a importância de dar prosseguimento a um projeto inovador e de bastante sucesso, o Governo Municipal de Ipu, prefeito Sérgio Rufino; através da Secretaria Municipal de Cultura, à frente Sônia Pontes, apresenta o cronograma de exibições do mês de Junho do Cine Cultura- Cinema Mais Perto de Você!
A Cultura de um povo é a sua identidade. Por meio dela criam-se laços, reconhecem-se espaços e abrem-se caminhos. O nosso projeto entende que a cultura de forma ampla e irrestrita, tem uma importante colaboração na construção de cidadãos cientes de sua força e potencial.
A ideia de desenvolver o projeto de forma itinerante é certamente calcada na descentralização das ações praticadas, na fruição do lúdico, no conhecimento, na formação da cidadania, no entretenimento, no lazer e na valorização da auto-estima por intermédio da Cultura.
A demolição de prédios particulares preocupa historiadores de Ipu.
A cidade, da região da Ibiapaba, tem rico patrimônio, mas parte dele está perdendo espaço para o comércio e para a especulação imobiliária.
Prestes a completar 175 anos, o município mantém viva a história com a conservação de prédios antigos, muitos erguidos antes mesmos de Ipu ser emancipado.
Um exemplo é o primeiro templo da igreja católica, construído em 1965 e tombado recentemente. O primeiro prédio da Prefeitura foi feito no final do século XIX, mas a principal atração é a estação ferroviária, inaugurada em 1894 e que funcionou até 1988.
No local funciona a biblioteca municipal com o acervo de mais de 8 mil livros. No espaço também funciona um tele-centro comunitário onde são oferecidas aulas de informática.
Enquanto os prédios públicos preservam a história da cidade, as propriedades privadas estão sendo demolidas para dar lugar a edificações modernas. A especulação imobiliária, principalmente na área central da cidade, faz o presente apagar os traços do passado.
A derrubada recente de um dos casarões mais antigos da cidade levantou uma discussão entre os moradores sobre a preservação dos prédios antigos que, aos poucos, vão perdendo espaço para o comércio, seguimento que predomina na região.
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador foi comemorado em grande estilo pelo Governo Municipal de Ipu, à frente o prefeito Sérgio Rufino através da Secretaria de Cultura, Secretária Sônia Pontes. A festa uniu milhares de trabalhadores de famílias na Praça de Iracema, palco desta 3ª edição do Dia 01 de maio de 2015, em Ipu.
A festa foi animada pelas bandas locais: – Participação especial do maestro Jairo Leita (Banda de Música Municipal Lázaro Freite), Igor e Grupo; Seresteiro e forrozeiro Deó e Banda; Sensação do Forró; Alto Som; Forró na Roça e Charme de Menina. A organização teve o cuidado de deixar a Praça de Alimentação em pontos estratégicos na Praça de Iracema, que durante todo o decorrer da festa, permaneceu lotada. O prefeito Sérgio Rufino e a primeira dama do município, Sra. Ana Rufino e toda sua comitiva administrativa, secretários, vereadores e correligionários políticos entregaram vários brindes sorteados ao longo do evento.
Durante todo o dia, a Secretaria de Esportes, à frente o vereador Manoel Palácios e sua equipe promoveram torneios. No Estádio Antônio Pereira de Farias (Pereirão), a festa alusiva ficou por conta dos jovens desportistas na idade de 12 a 14 anos, tendo como o campeão, o Juventus do Bairro Alto da Boa Vista, já na localidade de Marruás, o vereador e desportista Monga, também organizou um torneio entre os desportistas locais.
A data 01 de maio é tida como Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, uma data escolhida historicamente em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral no final do século XIX. Essa greve paralisou industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886, uma luta por melhores condições de vida do trabalhador.
Em Ipu, essa festa contou com o apoio da tradicional Guarda Municipal na segurança e ordenamento dos milhares de trabalhadores que compareceram e prestigiarem a grande data festiva do nosso calendário anual. A Secretaria de Cultura contou ainda com o apoio das secretarias de Infraestrutura, Segurança Municipal, Equipe do Cerimonial com a participação especial dos radialistas Joaci Melo e Rogério Palhano fazendo uma dobradinha de palco na comunicação local, e Autarquia de Trânsito marcando assim, mais um ano das comemorações do dia 01 de maio da administração “Respeito e Transparência.