Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu Os maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação, nasceram da tradição do Rei do Congo.
Mantendo esta tradição o "Maracatu Flor do Sertão" apresentou-se pelas ruas de Ipu na terça-feira de Carnaval (17). Apresentando à população ipuense suas alas coloridas com casal de reis, príncipes, princesas, calungas e referências à cultura afro, o Maracatu Flor do Sertão encantou os olhos de quem vinha ao seu encontro.
As calçadas das ruas rapidamente ficaram cheias de espectadores curiosos que vinham ver a novidade passando pelas ruas.
O Maracatu Flor do Sertão faz parte do Grupo Cultural Albeci Costa Moreira que realiza atividades culturais em Ipu e Ipueiras e foi contemplado no Edital Carnaval do Ceará no ano de 2015 na modalidade Agremiação Carnavalesca.
O objetivo do grupo é resgatar e manter viva a tradição carnavalesca nas cidades do interior. A apresentação no Ipu Folia 2015 teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ipu, Secretaria Municipal da Cultura de Ipu, Secretaria Estadual da Cultura do Estado do Ceará e Governo do Estado do Ceará.
O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.
Veja mais fotos do desfile
Fonte: Ipu Notícias
Veja mais fotos do desfile