O Comitê Organizador para a Copa
do Mundo da FIFA, presidido por Eugenio Figueredo, se reuniu nesta
quinta-feira, em São Paulo, para um último encontro antes do início do torneio.
A apenas sete dias da partida de abertura entre o anfitrião Brasil e a Croácia,
que ocorrerá em 12 de junho, na Arena de São Paulo, os dirigentes receberam
relatórios abrangentes sobre os preparativos e expressaram sua enorme
expectativa para a 20ª edição da Copa do Mundo da FIFA. A reunião contou também
com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Minutos antes do pontapé inicial
do primeiro jogo da Copa do Mundo da FIFA 2014, o Brasil e a FIFA dedicarão um
momento especial à celebração da paz. Após o protocolo de apresentação e o cara
ou coroa, os jogadores e o trio de arbitragem se reunirão no círculo central,
com cada seleção em seu respectivo campo. Três crianças, cada uma carregando
uma pomba branca, entrarão em campo e caminharão até o centro do gramado, onde
soltarão as pombas em direção ao céu. O símbolo da paz irá declarar a Copa do
Mundo da FIFA Brasil 2014 oficialmente aberta.
O
entusiasmo global com o torneio ficou muito bem ilustrado pelo número sem
precedentes de pedidos de ingresso. Até o momento, foram mais de 11 milhões de
solicitações recebidas para cerca de 3,1 milhões de bilhetes disponíveis. Um
total de 2.961.911 entradas foram vendidas até agora, das quais 2,2 milhões
diretamente para o público geral através do FIFA.com. "Para qualquer torcedor, é
um sonho assistir à Copa do Mundo da FIFA ao vivo no único país pentacampeão
mundial", disse o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. "Nunca
tínhamos vendido tantos ingressos diretamente para o público geral, e para nós
isso foi importante. A partida de abertura e a final tiveram uma demanda até
dez vezes maior do que a oferta. As longas filas de pessoas querendo comprar
ingressos nos pontos de venda ontem são uma prova do alto interesse dos
torcedores brasileiros e estrangeiros pela Copa do Mundo da FIFA 2014."
No total,
60% dos bilhetes foram adquiridos por brasileiros e 40% por torcedores do resto
do mundo. Após o Brasil (1.363.179 ingressos comprados), os Estados Unidos
lideram o ranking internacional, com 196.838 entradas, seguidos de Argentina
(61.021), Alemanha (58.778), Inglaterra (57.917), Colômbia (54.477), Austrália
(52.289), Chile (38.638), França (34.865) e México (33.694). Restam poucos
ingressos para apenas 27 dos 64 jogos. A partida de abertura, a final e as
semifinais estão esgotadas. Mesmo assim, torcedores que ainda estão ansiosos
atrás de bilhetes, devem ficar atentos à página FIFA.com/ingressos, já que potenciais revendas e
compras não concluídas podem resultar em novos ingressos à disposição do
público.
Para organizar a Copa do Mundo da
FIFA 2014, a FIFA está arcando com todo o custo operacional, que chega a 2
bilhões de dólares. Metade desse valor (1 bilhão de dólares) está sendo
diretamente investido na economia brasileira por meio da contratação de serviços
locais. Isso cobre todo o orçamento do Comitê Organizador Local, o deslocamento
e a hospedagem das seleções, toda a produção televisiva, a operação de venda de
ingressos, o alojamento, os serviços de tecnologia da informação, a
administração geral da competição, a arbitragem e as operações de marketing.
Após a chegada de Austrália,
Croácia e Irã, o Chile receberá as boas-vindas esta noite como a quarta
delegação presente no Brasil. Gana, Coreia do Sul e Portugal serão as últimas
seleções a desembarcar no país, no dia 11 de junho.
A Copa do
Mundo da FIFA Brasil 2014 também servirá como um marco para o desenvolvimento
de uma nova estratégia na luta contra o doping, com a inédita introdução do
perfil biológico dos jogadores, incluindo parâmetros de sangue e urina. Além
dos tradicionais testes antidoping que serão realizados durante o torneio,
todos os atletas de todas as seleções serão examinados antes mesmo de rolar a
bola. Para saber mais detalhes, leia a no FIFA.COM a entrevista com o Professor Jiri Dvorak,
diretor médico da FIFA, e Martial Saugy, diretor do laboratório em Lausanne
responsável pela análise dos exames.
Cordialidade,
alegria e paixão pelo futebol devem sintetizar a 20ª Copa do Mundo da FIFA no
Brasil. Lamentáveis casos recentes de racismo realçaram a necessidade de se
promoverem ações concretas para combater de maneira inequívoca as demonstrações
de preconceito no futebol. A Copa do Mundo da FIFA, com sua capacidade de
alcançar todos os países e territórios do planeta, é a plataforma ideal para
transmitir uma manifesta mensagem de repulsa contra qualquer forma de
discriminação. Nesse sentido, a FIFA está lançando nesta quinta-feira uma
campanha nas redes sociais para que as pessoas de todo o mundo se unam contra o
racismo, postando mensagens com a hashtag#SayNoToRacism.
"Graças à sua enorme
popularidade, o futebol é uma ferramenta poderosa para espalhar a mensagem de
que o racismo não tem lugar no esporte ou na sociedade de uma maneira
geral", disse o presidente da FIFA, Joseph S. Blatter. "A campanha da
FIFA 'Diga Não ao Racismo' é o nosso compromisso para expulsar o racismo do
futebol e dar à sociedade um exemplo de igualdade para todos."
Fonte;
Site oficial da FIFA