sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Prefeito Sérgio Rufino justifica a realização do carnaval

O município de Ipu, reconhecido pelo Governo Federal e Estadual como destino potencialmente turístico, inserido no roteiro turístico do Estado do Ceará, conta com um dos mais belos cartões postais da natureza, a famosa Bica do Ipu, uma cachoeira com 130 metros de altura, que atrai turistas de várias partes do Brasil. Além das belezas naturais, consta na Agenda Cultural do Município, a nossa Tradicional Festa de Carnaval, com desfiles de blocos e trio elétrico, conhecida como “Ipufolia”, uma festa pública e gratuita, de caráter popular, que proporciona aos ipuenses e aos visitantes de toda a região, a possibilidade de participar da maior e mais tradicional Festa Cultural do Brasil. Saliente-se que referido evento prestigia não apenas o carnaval de rua, pois, na atual conjuntura, desenvolve atividades destinadas às crianças e idosos, propiciando alegria a todos. Nossa população é de 40 mil habitantes. Estima-se que 30% dessas pessoas irão participar do Carnaval, se cada um desses ipuenses gastar 20 reais por dia, teremos uma expressiva injeção de recursos nos 5 dias de eventos.Todo esse recurso deverá ser gasto aqui em Ipu, ou em outro lugar, caso não haja a realização do Carnaval em nosso município. Existe, ainda, a provável vinda de pessoas de outras cidades para Ipu, significando uma injeção extra de recursos na economia local, tendo em vista que a maioria dos municípios desistiu de realizar a festa do carnaval.
 Referenciado em toda a região, tal evento configura-se como imprescindível para o comércio e prestadores de serviços do Município e, consequentemente, para os cofres públicos que acaba de forma direta e indireta sendo beneficiado com o incremento na arrecadação do ISS (já existe nota eletrônica) e, principalmente com o ICMS, haja vista que há um aquecimento considerável da economia nesse período carnavalesco. Dessa forma, há um grande aquecimento em diversas atividades, dentre os quais podemos citar os ambulantes, feirantes, costureiras, camareiras, garçons, vendedores, taxistas, cozinheiros, cabeleireiros, manicures, moto-taxi, etc. Há muitas famílias que esperam ansiosas por esse momento. O faturamento nesses cinco dias garante a sobrevivência por muito tempo. Assim, pode-se constatar a importância da realização de tal evento no Município, o qual vem ininterruptamente promovendo-o há mais de 26 anos, e proporcionando a Cidade, não apenas divertimento, mas, uma intensa movimentação de pessoas, de todas as classes e, com isso, causando uma efervescência nos setores de comércio, hotelaria, restaurantes e serviços.
 O erário municipal arcará com os custos do evento. O recurso alocado para suportar as despesas do carnaval não depende nem do Estado e muito menos da União. A administração municipal fez um planejamento financeiro e está com o caixa pronto para arcar com as despesas do evento. Apesar de 2013 ter sido um ano atípico causado pela negligencia do Governo Municipal anterior, a atual administração no decorrer do exercício, colocou a Casa em ordem, ou seja, vem pagando os servidores e fornecedores rigorosamente em dia, recolhendo as contribuições previdenciárias devidas, enfim conseguiu o impossível que foi resgatar a credibilidade do município perante os servidores e os comerciantes locais. A prefeitura tem dinheiro em caixa para pagar o carnaval, não tem fornecedores atrasados e a folha de fevereiro foi paga no dia 27. Ou seja, dentro do próprio mês.
 As situações de emergência e outros desafios são prioridades e, a Administração Respeito e Transparência está fazendo grandes esforços neste sentido, como comprova o conjunto de ações de socorro e combate aos efeitos da estiagem, realizados diretamente e/ou em parceria com o Estado e União, no entanto, a não realização do carnaval, significa a possibilidade do município perder uma grande injeção de recursos em sua economia durante esse período. Ou seja, os cuidados com a seca e situações de emergência precisam ser prioritários, mas não se pode executar medidas que amplifiquem ou que promovam o desequilíbrio econômico e social do Município.
 Diante dessas circunstâncias, a Prefeitura de Ipu, depois de ouviu a opinião população bem como todos os seguimentos da Sociedade, acredita que a situação do Município permite a realização do evento, pois, como ficou demonstrado, ninguém será sacrificado. Existe recurso em caixa. Os recursos da educação e saúde são intocáveis, ou seja, são garantidos por leis especificas e pela própria Constituição Federal. Por fim, não podemos esquecer que a estiagem é preocupante, porém, é preciso encontrar alternativas de sobrevivência. E o turismo é sem dúvida o ponto forte de Ipu. Assim, não convém abandoná-lo. Assim sendo, os gastos com o carnaval não irá agravar os reflexos da seca, pelo contrário, como visto, muitas famílias serão beneficiadas e certamente ficarão gratas pela oportunidade de prestar algum tipo de serviço ou vender alguma mercadoria e ganhar uma renda extra que não seria possível sem a realização do evento.
 Ipu Ceará, 27 de fevereiro de 2014
  Carlos Sergio Rufino Moreira
          Prefeito Municipal

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

IPUFOLIA 2014 “Muita festa e a alegria na Terra da Bica”

                  O Carnaval de Rua é cheio de tradição e história. Os antigos carnavais marcaram época com os Blocos de Frevo: Custemu mais Xeguemu, Papalalau, Papa Real, Vira Lata 2000, Os Réus e o tradicional Bloco da Mala , que faz oficialmente a abertura do Carnaval Ipuense;  o mesmo há 26 anos abre o Carnaval de Ipu, com toda irreverência e simpatia dos foliões que esbanjam criatividade em carregar e enfeitar as mais diversas malas da folia.
                O Carnaval de Ipu este ano estará mais eclético, agradando portanto a muitos gostos: crianças, jovens e a geração que gosta de reviver os carnavais das antigas, ao som das tradicionais marchinhas, frevos e sambas de outrora que fizeram parte da vida e história de várias gerações, músicas executadas por artistas da terra que não poderiam ficar de fora dessa festa popular.
               Comemorando o 10º Carnaval no estilo composto por trio elétrico, muito axé e forró elétrico, a massa foliã de Ipu poderá desfilar com os Blocos: Arroxa, Me Leve, Pirraça, Voa Voa e Tô à Toa.   Desfilando apenas no sábado,  temos o divertido Bloco do Avesso.        
               O governo municipal, gestão do prefeito Carlos Sérgio Rufino Moreira e a Secretaria de Cultura de Ipu,  à frente a Secretária Executiva de Cultura Sônia Maria Pontes Sousa convidam a todos os munícipes e os foliões das cidades vizinhas para desfrutar desse momento único  de alegria e descontração na Terra da Bica, que além de todas as atrações  ainda possui o melhor banho da região!


                Segue abaixo a programação oficial do Ipufolia: 
               
Sexta , 28 de fevereiro   (  1º dia de Carnaval )
Horário
 Atrações
20:00h
Trio Elétrico / Banda Novo Swing - Bloco da Mala _
23:00h
Trio Elétrico / Banda  Sertop


               
Sábado 01 de Março  ( 2º dia de carnaval )        
Horário
 Atrações
18:00h
Orquestra Ibiapaba - Carnaval das Antigas- Sambas, Frevos e Marchinhas
22:00h
Trio Elétrico / Banda  Samira Show e Forró 100 %
01:00h
Trio Elétrico / Banda  Levada da Breka e Verônica Costa





Domingo 02 de Março  ( 3º dia de carnaval )
Horário
 Atrações
16:00h
Banda Novo Swing - Carnaval das Crianças – Praça Pedro César Tavares
22:00h
Trio Elétrico / Banda Forró Pé de Ouro - Desfile dos Blocos
01:00h
Trio Elétrico / Banda  Ed. Camaleão





Segunda 03 de Março  ( 4º dia de carnaval )
Horário
 Atrações
18:00h
Orquestra Ibiapaba -Carnaval das Antigas- Sambas, Frevos e Marchinhas
22:00h
Trio Elétrico / Banda Forró Real
01:00h
Trio Elétrico / Banda Rafaella Manville





Terça  04 de Março  ( 5º dia de carnaval )
Horário
 Atrações
16:00h
Banda Novo Swing - Carnaval das Crianças – Praça Pedro César Tavares
22:00h
Trio Elétrico / Banda Camila Vitorino   -  Desfile dos Blocos
01:00h
Trio Elétrico / Banda  - Nana Chica






Secretaria Municipal de Cultura
Site: www.secultipu.com

Reunião entre prefeitura e blocos carnavalescos definem diretrizes para o Carnaval de Ipu

Considerada uma das maiores festas populares do Brasil, o carnaval de rua foi tema da reunião realizada na manhã de hoje sábado (22) entre a prefeitura e blocos carnavalescos para definir o carnaval de Ipu. Participaram do evento o prefeito Sergio Rufino, chefe de gabinete Tião Rufino, secretaria de cultura e os representantes de blocos.
A reunião foi intermediada pelo prefeito Sergio Rufino e as pautas discutidas, abordaram diversos assuntos como questão de segurança e associação, acordadas entre a prefeitura e os representantes dos blocos.
Ficou definida a criação de uma associação em que os blocos irão fazer parte legalmente que é a BCI, onde a parceria prefeitura e blocos será tratada diretamente com a associação.
A questão da segurança, referente ao cordão de isolamento (os cordeiros) ficou de total responsabilidade dos blocos, ficou definido também um valor único para os abadás de todos os blocos que custará apenas R$ 20,00.
Ainda ficou acordado nessa reunião para o próximo ano que só poderá entrar um bloco quando sair outro, pois um bloco deve ter no mínimo 1.000 pessoas associadas e se o número de componentes for inferior a essa meta não compensa a fundação de um novo bloco.
Fonte: Colaborador da PMI/Ipu Notícias

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CARNAVAL DE IPU 2014



Se você tem mais de 30 anos com certeza lembra dos antigos carnavais de Ipu com o desfile dos Blocos de Frevo, contendo algumas características que mais pareciam o Carnaval da Sapucaí no Rio de Janeiro.
            Cada mini-escola de frevo fazia o seu enredo de conformidade com o tema de cada um e era uma verdadeira escola de arte com direito a julgamento, fantasias luxuosas, alegorias, comissão de frente, alas, porta-bandeira e mestres-salas; e um público enorme que se aglomerava nas calçadas da Avenida Iluminada para ver o desfile das Escolas de Frevo: Xeguemu, Papalalau, Papa Real, Os Réus, Vira Lata 2000 e Punk.
            Mas, o fato é que o estilo mudou, pois há 09 anos as Escolas de Frevo deram lugar aos Blocos Carnavalescos que usam abadás e animam os foliões com uma alegria contagiante ao som do trio elétrico. Atualmente temos constituídos para o desfile do carnaval ipuense: Arroxa, Me Leve, Pirraça, Voa Voa, e Tô à Toa.
            A Prefeitura Municipal de Ipu, gestão do Prefeito Carlos Sérgio Rufino Moreira e a Secretaria Municipal de Cultura, à frente a Secretária Executiva de Cultura Sônia Maria Pontes Sousa, apóiam mais uma vez essa tradição carnavalesca, que atrai um público bastante animado todos os anos. São foliões de várias cidades, que buscam na pitoresca “Terra da Bica” muita animação durante os cinco dias de carnaval, que começa com o tradicional Bloco da Mala na sexta-feira (28), costume que será mantido pela Administração, fazendo portanto com o referido bloco a abertura oficial do carnaval 2014 no município.
            Ressaltamos, que sábado (01) e segunda (03) teremos o Carnaval Tradicional com as saudosas marchinhas executadas por músicos da terra, mais uma atração, que permite um momento sensacional!

BLOCO ARROXA
BLOCO PIRRAÇA
BLOCO ME LEVE
BLOCO VOA VOA
BLOCO TÔ A TOA


Fonte: Ipu notícias e site: www.secultipu.com 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TELECENTRO COMUNITÁRIO REINICIA SUAS AULAS DIA 17/02/2014 NA CASA DE CULTURA PROF. VALDEREZ SOARES


          A Secretaria Municipal de Cultura dará início no próximo dia 17 de fevereiro, às Aulas de Informática do  Telecentro Comunitário com o objetivo de promover o desenvolvimento social e a inclusão digital das comunidades carentes, reduzindo a exclusão social.
            Entre as diversas atividades desenvolvidas no âmbito da inclusão, no Telecentro, destacamos as seguintes:

  •          Acesso à Internet
  •      Cursos de informática básica
  •        Realização de atividades sócio – culturais para mobilização social e /ou divulgação do conhecimento.
           Portanto, o público alvo terá ao seu dispor instrutores capacitados, computadores, conectividade, e outros equipamentos para uso em atividades diversas ligadas à Inclusão Digital.


Secretaria Municipal de Cultura
Site: www.secultipu.com

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CARNAVAL DE IPU 2014- “ UMA EXPLOSÃO DE ALEGRIA”



Considerada uma das festas populares mais animadas do ano, o Carnaval é sempre garantia de muita folia e diversão.
A Prefeitura Municipal de Ipu e a Secretaria de Cultura, estão preparando para a cidade de Ipu um grande carnaval, fazendo “jus” a tradição de ser o município  consagrado como realizador de  um dos melhores carnavais da zona norte. São atrações imperdíveis com o trio elétrico trazendo muita alegria e animação durante 5 dias de folia!
A população aguarda abraçar o momento e em breve, estaremos publicando todos os detalhes e a agenda completa do Carnaval de Ipu 2014. Muitas novidades prometem contagiar o público.
 Ações municipais estão preparando a cidade para essa grande festa, repleta de ritmos, luzes, cores e estilos; ocasião em que os foliões, blocos e turistas irão ter a satisfação de brincar e se divertir numa verdadeira “Explosão de Alegria”!  

Secretaria Municipal de Cultura
   Site: www.secultipu.com

ESCOLINHA DE MÚSICA REINICIA SUAS AULAS



A Prefeitura Municipal de Ipu através da Secretaria de Cultura reinicia no dia 10 de fevereiro as Aulas da Escolinha de Música- Projeto “Música para Todos”, em que disponibiliza aos interessados curso de violão e teclado com o objetivo de desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a arte musical de nossos alunos.
As aulas serão ministradas na Casa de Cultura Professora Valderez Soares e as inscrições continuam em aberto. Os alunos serão privilegiados contando com professores de grande potencial artístico: Carlos Gil e Marcos Carvalho (violão) e André Bezerra (teclado).
“A música é o instrumento educacional mais potente”. Aprender música aguça a percepção e desenvolve o raciocínio, mas não é só isso... A música também ensina autodisciplina, concentração e sensibilidade. Além disso, os alunos adquirem uma estrutura emocional e psicológica, que lhes fornecerá bases para uma vida mais saudável.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Carnaval no Brasil

carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.
Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina.
A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.
As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos. O carnaval tornou-se mais popular no decorrer do século XX e teve um crescimento considerável que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval ficar mais animado).
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.

Veja a seguir os Estados que mais celebram o carnaval:
Rio de Janeiro

A folia carnavalesca carioca começa antes dos dias oficiais do carnaval. Já no mês de setembro começam os ensaios nas quadras das diversas escolas de samba da cidade.

No mês de dezembro a cidade já se agita com os denominados “ensaios de rua” e a mais nova criação: “ensaios técnicos”, que levam milhares de pessoas ao Sambódromo todo final de semana. Os desfiles oficiais são realizados durante a data oficial do carnaval.
Pernambuco
Milhares de pessoas saem pelas ruas de Olinda e Recife, a maioria fantasiada e ao som do frevo (ritmo marcante do Estado).

O carnaval de Pernambuco conta com dezenas de bonecos gigantes, os foliões são extremamente animados. Uma das grandes atrações é o bloco carnavalesco “Galo da Madrugada”.
Bahia
O carnaval baiano é, sem dúvida, um dos mais calorosos e animados do Brasil e do mundo. Em especial na cidade de Salvador, onde se localiza os três principais circuitos carnavalescos: Dodô, Osmar e Batatinha.

Por esses circuitos passam mais de 150 blocos organizados, cerca de 2 milhões de pessoas durante os dias de festa. Normalmente esses blocos se apresentam com os trios elétricos e com cantores famosos.
São Paulo
O carnaval paulista é similar ao carnaval carioca. Acontece um grande desfile das escolas de samba da cidade. O desfile ocorre em uma passarela projetada por Oscar Niemeyer.

Há o desfile do Grupo Especial e do Grupo de Acesso, que acontecem na sexta-feira e no sábado, para não haver concorrência com o desfile do Rio de Janeiro.

FONTE: BRASIL ESCOLA

Comissão de Cultura aprova projeto que regulamenta a profissão de artesão



A Comissão de Cultura aprovou, na quarta-feira (18), o Projeto de Lei 7755/10, do Senado, que reconhece a profissão de artesão e traz as diretrizes para as políticas públicas de apoio, crédito e aperfeiçoamento do setor.
De acordo com a proposta, artesão é toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual, realizada de forma individual, associada ou cooperativa.
A relatora, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), defendeu a aprovação do texto. Segundo ela, as medidas constantes do projeto atendem às reivindicações centrais da categoria.
A proposta prevê a destinação de linha de crédito especial para o financiamento da comercialização da produção artesanal. O governo também deverá facilitar a aquisição de matéria-prima e de equipamentos.
Caberá ainda ao Poder Público a integração dessa atividade em programas de desenvolvimento econômico e social; a qualificação e o estímulo ao aperfeiçoamento dos métodos de produção; e a identificação de novos mercados.
O projeto tramita em regime de prioridade e seguirá para análise conclusiva das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET