terça-feira, 21 de novembro de 2017

22 de novembro - Dia da Música


Por esta data tão importante, a Secretaria Municipal de Cultura  de Ipu parabeniza aqueles que têm a missão de zelar e difundir essa linguagem, cujo poder une os mais diferentes seres pelo cosmos. Sons que carregam sentidos e beleza, que conduzem aos mais diferentes e enriquecedores sentidos da vida. 

"Não importa o gênero musical que você faz. Rock, Baião, Xote, Xodó, Frevo, Sertanejo, Bolero, Mambo, Rumba, twist, Valsa... 

O que importa é a expressão da sua inspiração, a sensibilidade para compor, arranjar, interpretar ou reger com amor a música que você faz para ser feliz e faz os outros felizes.

Você faz Musica para alegrar as mentes e corações das pessoas.

Nós a escutamos, cantamos, assoviamos, murmuramos, para curtir as nossas alegrias, fossas, desparecer os sofrimentos, distrair as tensões, seja lá qual for o motivo, a música é sempre nosso maior consolo, alento e conforto.

Você faz cantigas de ninar para que as crianças adormeçam serenas e felizes.

Cada musica que você faz quem canta, assovia ou murmura mergulha na sua longa e especial viagem.

A tua música nos leva aonde o nosso imaginário alcança, com ela somos livres para navegar, voar, sorrir e chorar.

Seja lá qual for o pensamento, pensado seja lá por quem, somente a tua musica é capaz de florir qualquer caminhada seja lá onde for.

Se a poesia é capaz de alimentar a nossa alma, imagine ela cantada, orquestrada o que ela é capaz de fazer...

Celebramos o Dia da Musica e do Musico Homenageando os Homens e Mulheres que fazem música, que cantam, encantam e regem nossos corações e almas.

Nossa homenagem é para todos os instrumentistas, percussionistas, cantores, compositores, regentes e todas as pessoas ligadas diretamente à música, de modo profissional ou amador.

O dia 22 de novembro é o Dia da Música e dos Músicos. Nesta data se comemora também o dia de Santa Cecília, considerada desde o século XV pela Igreja Católica como padroeira da música. Segundo conta a história, ela era de família nobre e dedicou sua vida a estudar música.

Feliz Dia dos Músicos!"

Fonte: http://luctasocial.blogspot.com.br/2012/11/22-de-novembro-dia-da-musica-e-dos.html.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Você conhece a Casa de Cultura Profª. Valderez Soares? De prisão a um espaço que liberta pela arte – cultura

A Casa de Cultura Profª. Valderez Soares foi inaugurada no ano de 2003, 70 anos após a inauguração do prédio, para abrigar a Cadeia Pública de Ipu.
O belo monumento acolhe várias manifestações artísticas, é palco das estratégias e criações de eventos que beneficiam a população, sobretudo na área da arte musical, poética e plástica.
Atualmente, em suas dependências são oferecidos gratuitamente os seguintes cursos: violão, com os profissionais Carlos Gil e Marcos Carvalho; teclado, com o músico André Alves; pintura básica, com a Profª. Aninha Martins, e mais o curso de Informática, com os instrutores Daniel Alves e Áthyllas Lopes, curso esse que funciona no Telecentro Comunitário, em sala climatizada, com computadores conectados à internet.
Prefeito Sérgio Rufino
Secretária Municipal de Cultura Sônia Pontes




Além dessas tão importantes atividades, acontecem, de segunda a quarta – feira, os ensaios do Grupo de Chorinho - Choro Feliz.

Em suas dependências, inclusive, há uma exposição contínua de peças do artesanato local, em cerâmica, da Associação das Artesãs da Alegria – ADADA.


A Casa de Cultura abriga também um Memorial, com objetos e imagens que contam, por meio de personagens, objetos e etapas históricas, nos mostram alguns aspectos da história e cultura de Ipu.
E mais: em alusão aos 150 anos da publicação da obra que imortalizou Ipu na literatura, a obra “Iracema”, de José de Alencar, foi nominado o auditório da Casa de Cultura como Auditório Iracema. 

No referido auditório acontecem cursos de música e pintura, ensaios da Banda de Música Maestro Lázaro Freire, de espaço para apresentações culturais, como peças teatrais, além de eventualmente servir como espaço para reuniões de órgãos governamentais e entidades civis.

Corrobora sua significância o fato de receber turmas de alunos da Educação Básica e da Universidade como visitantes – pesquisadores, dos mais diferentes lugares.


É fundamental destacar que a Casa de Cultura Profª. Valderez Soares se constitui em toda essa importância graças a uma outra relevante função sua: nela funciona a Secretaria Municipal de Cultura, que, planejando, efetivando e construindo parcerias, alinha os diferentes recursos que fazem a cultura acontecer como prática social e política de gestão, gerencia horários, apresentações, enfim, responsabiliza – se pela dimensão logística no contexto da vivencia cultural no município.

O Governo Municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretária Sônia Pontes reafirmam, pela realização de ações, e projetos junto à sociedade ipuense, o seu compromisso com a Cultura de Ipu.

Fonte: www.secultipu.com

sábado, 4 de novembro de 2017

DIA MUNDIAL DA CULTURA

 A cultura abrange um universo muito amplo e corresponde ao conjunto de ideias, práticas e simbologia de um povo.
A cultura nacional se fez a partir dos traços ou resquícios culturais das raças que se estabeleceram aqui, além dos costumes e tradições dos povos que já habitavam as terras que hoje, forma o território brasileiro, ou seja, aqueles que receberam dos europeus a denominação “índios”, os quais nos deixaram ou ainda nos repassam, visto que, não foram extintos totalmente, um rico legado de crenças e vivências.
A cultura de um povo, em particular, diz respeito aos manifestos artísticos, pois a arte é a principal identidade de uma sociedade, reproduzida como algo emergente do âmago de alguns que são dotados de sensibilidade e inspirações, estes são chamados de artistas, que traduzem seus sentimentos e cotidiano através de expressões reais, como transpõe a música, o artesanato, a pintura e a poesia/Literatura.
A cidade de Ipu, em suas particularidades culturais, é composta por inúmeros artistas que se destacam por suas composições e habilidades musicais, na arte da escrever poemas, no artesanato, no teatro, na dança, na pintura e em outros campos da arte. Aqui também, ainda há a forte presença da cultura material, o que mostra e guarda a identidade dos antepassados, sendo possível observar os traços de tradições e vivências que ficaram no tempo por conta das inovações que surgem a cada dia, como alguns casarões, praças, templos religiosos, prédios imponentes, como é o caso das edificações que abrigam a Casa de Cultura, o Paço Municipal, a Biblioteca Municipal e o Memorial da Música /Estação Ferroviária.

Então, nesse dia em que é celebrado o Dia da Cultura, o Governo Municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino e a Secretaria de Cultura, Secretária Municipal Sônia Pontes, parabenizam todos os que fazem a cultura da terra de Iracema e  reafirmam seu compromisso por uma cultura cada vez mais forte!

***
Cultura

Por Aninha Martins

Conjunto de normas e padrões
Sabedoria e vivências
Rituais e crenças
Edificações, praças e templos
Tão amplo, seu universo
Cada lugar guarda sua expressão
Cada povo, sua ideia
E o culto, a uma classe, é pertencente
Nos artistas, está presente
Em suas almas, a emoção
Aflorada e eloquente
É a arte que transborda
Real ou ilusão
Manifesto corporal
Na dança, é mostrado
A profundidade de mundo
Cinza ou colorido
Na pintura é transmitido
Bordados, costuras, trançados
Revela todo cuidado
Com um ambiente, enfeitado
Os sonhos e a beleza
São exaltados
Nos poemas elaborados
Que retira, de tudo, a poesia
Mas é preciso embalar,
O âmago acalmar
Para isso necessita
Os instrumentos afinar
Aninhar o coração
Ao som de uma canção
Cantada ou instrumental
A música é fenomenal

 Fonte: www.secultipu.com

REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET