quarta-feira, 30 de março de 2016

Plano Municipal de Cultura de Ipu é aprovado como lei na Câmara Municipal


Uma exigência nacional para uma temática tão nossa

O Plano Municipal de Cultura é um documento que visa a orientar as ações culturais em Ipu como política de gestão.
Abordando diferentes eixos, que vão desde a música ao artesanato, traz a abordagem da cultura local e suas relações com os níveis estadual e federal, além do calendário cultural do município.
O plano é visto como um norteador que aborda diferentes dimensões daquilo que somos, como pessoas e comunidade, propiciando, além da valorização e desenvolvimento, a geração de emprego e renda.

A aprovação da lei 04/2016

Na noite desta terça – feira (29/03), a Câmara Municipal de Ipu aprovou, por unanimidade, o Plano Municipal de Cultura, acrescendo – se, naquele parlamento, datas importantes para a cultura de Ipu, alguns já objetos de lei.

Como chegamos a esse tão importante passo para o fortalecimento da Cultura como política de gestão pública?

O processo de elaboração do plano, tal qual o seu objeto – a cultura -, aconteceu de forma coletiva, ao longo de anos, onde, no contexto nacional de aprimoramento gestor da cultura, motivado pelo Ministério da Cultura, foram realizadas Brasil a fora as conferências municipais, estaduais e nacionais de cultura, reunindo poder público e sociedade civil, em diferentes setores.
Com a criação do SNC – Sistema Nacional de Cultura -, a regulamentação de referido plano passou a ser obrigatória, o que contribuiu para dar – lhe mais ainda a necessária relevância.

Sobre o trabalho da Gestão Municipal - Prefeito Sérgio Rufino e Secretária de Cultura, Sônia Pontes

Desde o 1º dia da gestão municipal, o trabalho pelo ordenamento institucional - administrativo e realização de eventos têm sido constante e crecentes.
Como prova disso, a Casa de Cultura Profª. Valderez Soares e a Biblioteca Pública Municipal (Prédio da Estação) estão como espaços vivos de cultura, conhecimento, seja na oferta de cursos de música, informática, na disponibilização de acervo bibliográficode qualidadeaos munícipes, a promoção de eventos que aliam cultura, lazer e empreendedorismo.
É nesse contexto que o Sr. Prefeito Municpal assinou o Pacto de Cooperação Federativo com o Ministério da Cultura, visando a inserir o Ipu no Sistema nacional de Cultura.
À frente desse processo, Sônia Pontes viabilizou a renovação do Conselho Municipal de Política Cultural, visto que, pela data, haja findo o outro, cuidando dos procedimentos requisitos legais para que se efetivasse a proposta do Plano Municipal de Cultura de Ipu.

“Aprovado o Primeiro Plano Municipal de Cultura de Ipu! A Secretaria de Cultura de Ipu, contando com o imprescindível apoio do prefeito Sergio Rufino, com a participação democrática de diversos setores da sociedade, com o aval do Conselho Municipal de Política Cultural e agora com o parecer favorável da Câmara Municipal de Ipu, consegue realizar mais um passo importante no compromisso de adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Vale salientar, que desde o primeiro dia de trabalho à frente da pasta temos caminhado nesse progresso, porque sabemos que é preciso comprometimento e respeito para avançar cada vez mais em busca de políticas públicas que fortaleçam a Cultura da Terra de Iracema!”

(Sônia Pontes)

quarta-feira, 23 de março de 2016

Semana Santa



A Semana Santa é a celebração da Paixão de Cristo - morte e ressurreição de Jesus Cristo. Iniciando no Domingo de Ramos, na lembrança da entrada de Jesus em Jerusalém, os dias que se seguem celebram os últimos momentos de Jesus até crucificação como gesto mais sublime de amor pelos seres humanos. No domingo de Páscoa (a palavra "páscoa" significa "passagem", "transformação"), temos o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte, mostrando que vida é mais forte que esta. 






quarta-feira, 16 de março de 2016

Reunião Aberta - Plano Municipal de Cultura de Ipu

Na última sexta – feira (11.03.2016), no Auditório Iracema, na Casa de Cultura Profª. Valderez Soares, ocorreu a reunião aberta da Secretaria Municipal de Cultura de Ipu, com o Conselho Municipal de Política Cultural e a sociedade em geral, para apresentação, discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura de Ipu 2016 - 2026.
A secretária municipal Sônia Pontes saudou os presentes e falou acerca do propósito do momento, expondo a natureza e funcionalidade da discussão e ação em torno do Plano Municipal de Cultura de Ipu. Lembrou o Acordo de Cooperação Federativa entre a gestão do prefeito Sérgio Rufino e o Ministério da Cultura como um esforço de que ela fez parte, para inserir o município de Ipu numa rede de cooperação que visa a fortalecer as ações pela cultura. Para tanto, ressaltou, a secretária, era necessária uma série de medidas, empreendidas por a presente gestão, como a renovação da composição do Conselho Municipal de Política Cultural, para o biênio 2016 – 2017. Também, como amostra de um trabalho não apenas marcado por datas especiais pelo plano, mas no cotidiano, ao longo da gestão, nas ações desenvolvidas pela atual secretaria de cultura do município. Encerrando sua fala no momento de abertura, Sônia Pontes defendeu que a Cultura fosse percebida em sua relevância nas dimensões simbólica, cidadã e econômica, sendo a ocasião, portanto, um marco para o desenvolvimento da cultura em Ipu.
Logo após, fez uso da palavra o Sr. Prefeito Municipal, Sérgio Rufino, que ressaltou a importância da cultura para as pessoas, em diferentes segmentos, e destacou o empenho da Secretaria Municipal de Cultura em efetivar um trabalho de promoção cultural no município, por diferentes ações.
Tivemos os hinos nacional brasileiro e do município de Ipu, pelo maestro Jorge Antonio Martins Nobre, com saxofone, e um musical de piano e voz, com Ivanildo Neves e Grace Farias.
Em virtude do falecimento do membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Ipu, Antonio Ramos Pontes, foi sugerido o nome de Maria Aragão Paiva (Zilda), para sua vaga. Indagada a assembleia e, em especial, os conselheiros, não houve nenhuma objeção. 
Foi apresentado, então, o Plano Municipal de Cultura de Ipu, acompanhado pelos presentes por meio de slides, em seus diferentes eixos, com objetivos e estratégias – ações, bem como da proposta de calendário cultural.
Feita a leitura de apresentação do plano, abriu – se a oportunidade para manifestação pelos presentes, conselheiros e membros da sociedade em geral, de forma que pudessem avaliar e fazer sugestões.
Sem mais manifestações pelos presentes, foi indagado se todos estavam de acordo com a aprovação do plano, sendo o mesmo aprovado por unanimidade.
Nada mais havendo a tratar, agradeceu – se a presença de todos, foi encerrada a reunião, com o oferecimento de um coffe break.









 Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Ipu
www.secultipu.com


terça-feira, 8 de março de 2016

Mulher, tua beleza e força encantam e transformam o mundo


Feliz Dia Internacional da Mulher! Saúde, força, esperança, sucesso!
São os votos do Governo Municipal, Prefeito Sérgio Rufino, 1ª Dama Ana Rufino, Secretaria Municipal de Cultura - Secretária Sônia Pontes!
 

Fonte: www.secultipu.com

quinta-feira, 3 de março de 2016

Convite para Reunião Aberta sobre o Plano Municipal de Cultura

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura/www.secultipu.com

REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET