terça-feira, 20 de outubro de 2015

Secretária de Cultura de Ipu, Sônia Pontes é destaque na TV Diário e do Caderno Regional do Diário do Nordeste.







A Secretária de Cultura de Ipu, Sra. Sônia Pontes foi a grande entrevistada da TV Diário e Caderno Regional do Diário do Nordeste por ocasião dos 150 do romance de Iracema, a lenda lírica que retrata o município de Ipu nas páginas do romancista brasileiro José de Alencar, ano de 1829 - 1877), uma tradução de "Iracema - lenda do Ceará", no encontro entre a índia tabajara, Iracema, e o colonizador português, Martim Soares Moreno - uma das principais características do romantismo: a ideia de identidade nacional.

O romance, escrito em 1865, completa 150 anos de sua primeira publicação. A personagem, foi convertida em símbolo das terras de Alencar, espalhada em monumentos pela Capital cearense, e inspirando, ainda hoje, seus artistas e moradores. Iracema Curuminha que tomava banho no riacho Ipuçaba, em Ipu.
A reportagem enfoca a criatividade da cultura ipuense, ocasião em que, mostra aos cearenses outras obras da riqueza cultural do município de Ipu, com o lançamento em todo o estado, na rede municipal, do livro Iracema Curuminha, fazendo parte do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), da escritora ipuense, Francisca Ferreira. A matéria mostra também, a rica arte do artista plástico, Jota Cardoso, de Ipu.


Acompanhe agora a entrevista completa com a Secretária de Cultura Sônia Pontes, produção da Coluna Diário Regional e TV Diário.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cultura ipuense na Tv, projetando positivamente nossa terra e seus talentos

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Reunião para formação do CMPC – Conselho Municipal de Política Cultural



Ocorreu na Casa de Cultura Profª Valderez Soares, dia 14 de outubro de 2015, reunião com a finalidade de formar o CMPC - Conselho Municipal de Política Cultural.
Compareceram representações do Poder Público e Sociedade Civil, recepcionados com a música do exímio pianista Ivanildo Mendes.
A Secretária Municipal de Cultura, Sônia Maria Pontes Sousa, saudou os presentes, e falou da importância da formação de referido conselho para o desenvolvimento cultural do município.
A assessora municipal de cultura Maria das Graças Aragão (Grace Farias) fez a leitura da lei 258/2010, que  cria o Conselho Municipal de Cultura.
Em seguida, abriu espaço para a fala dos presentes. Fizeram uso da palavra o vereador Evaldo Gomes Oliveira, a Mestra da Cultura Dona Branca e o professor de música Marcos Carvalho.
Para compor o CMPC foram indicados os seguintes representantes do Poder Público:
Secretaria Municipal de Cultura
Titulares: Sônia Maria Pontes Sousa, Maria das Graças Aragão (Grace) e Antonio Athyllas Lopes de Oliveira.
Suplentes: Antonio Ramos Pontes, Francisco Daniel Campos e Vilamar Pinto dos Santos.
Representantes de órgão do Poder Público Estadual – E.E.E. P. Antonio Tarcísio Aragão
Titular: Francisco de Assis Martins Passos (Assisnaldo).
Suplente: Maria Cleciana Martins Freitas.
Secretaria Municipal de Assistência Social
Titular: Leila Maria Martins Magalhães
Suplente: Antonia Shirlene Rodrigues de Sousa
Representantes de órgão do  Poder Público Federal – INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social)
Titular: Isaac Braga Ramos
Suplente: Luma Oliveira
Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento
Titular: Raimundo José Aragão Martins
Suplente: Gustavo Luiz Lima Damasceno
Secretaria Municipal de Educação
Titular: Lorena Maria de Melo Lima Sousa
Suplente: Francisco Petronio Peres de Lima
Secretaria de Esporte e Juventude
Titular: Francisco Diego Farias Soares Farias
Suplente: Antonio José de Sousa Barbosa
Foram sugeridos e aceitos por todos os presentes os nomes dos representantes da Sociedade Civil.
Artes visuais
Titular: Maria Gorete Corrêa Borges
Suplente: José Cardoso de Sousa
Artesanato
Titular: Maria Alves de Paiva (Dona Branca)
Suplente: Fátima Maria Aires Martins Pereira
Audiovisual
Titular: Francisco Rodrigues Nogueira
Suplente: Fábio Ribeiro Paulino
Literatura
Titular: Francisco de Assis Martins (Prof. Mello)
Suplente: Francisca Ferreira do Nascimento
Música
Titular: Francisco Ivanildo Peres
Suplente: Francisco Ferreira Sampaio (Carlinhos)
Artes Cênicas
Titular: Antonio Ramos Pontes
Suplente: Emanuel Wictor Forte Alves Ribeiro
Instituição Cultural Não – Governamental (ACAI – Associação da Cultura e Artes de Ipu)
Titular: Antônio Marcos Carvalho
Suplente: Francisco Diecks Araújo
Representantes das entidades Religiosas
Titular: Maria das Graças Sousa
Suplente: Nazareno Alves de Sousa
Representantes da Cultura Afro – Brasileira (Grupo K de Capoeira)
Titular: Francisco Rafael Arcelino de Aquino
Suplente: Francisco Ismael Arcelino de Aquino
Representes dos Blocos Carnavalescos
Titular: Guilherme Janderson M. Madeira
Suplente: Francisco de Assis Tavares (Dião)
Em seguida, a Secretária Municipal de Cultura, Sônia Maria Pontes Sousa, conforme orienta a lei 258/2010, foi eleita a Presidente do CMPC; foram sugeridos e acatados os nomes de Maria das Graças Aragão, para Secretária – Geral, e de Antonio Áthyllas Lopes de Oliveira como suplente.
Encerrando, Sônia Pontes agradeceu a presença de todos e convidou para que se servissem de um coquetel (lanche), oferecido para brindar o acontecimento, que foi registrado pela prestigiosa presença da mídia, representada por Afranio Soares, do site Aconteceu Ipu, e Fagner Freire do Ipu Notícias.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
www.secultipu.com


Confira vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=jOUDyhrms6I) e fotos. 
























quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Secretaria de Cultura sedia etapa do Programa Primeiro Passo - Jovem Aprendiz









A Secretaria Municipal de Cultura, secretária Sônia Pontes, colocou – se em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, secretária Olinda Martins, onde o Telecentro Comunitário da Casa de Cultura Profª. Valderez Soares sediou o Curso de Informática (76h), ministrado pelo professor João Alberto Araújo Gomes do Vale (prof. Beto), como parte do Programa Primeiro Passo – Jovem Aprendiz.
Ressalte – se a parceria no fato de que o objetivo principal dos telecentros é justamente promover, através da tecnologia, o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.
É o Governo Municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino, em mais uma amostra de compromisso com o desenvolvimento de nossa cidade. 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Ipu
Site: www.secultipu.com









quinta-feira, 8 de outubro de 2015

98 anos da morte do ilustre ipuense Delmiro Gouveia

                                   Praça Delmiro Gouveia, com o busto do ilustre ipuense


                                                             A História de Delmiro Gouveia

O Industrial que Revolucionou o Sertão Em meados do século XIX, nascia na fazenda Boa Vista, em Ipu, diocese de Sobral, a 291 km de Fortaleza, Delmiro Gouveia. O menino, filho do cearense Delmiro Porfirio de Farias e da pernambucana Leonila Flora da Cruz Gouveia, veio ao mundo no dia 5 de junho de 1863 para ser o pioneiro da industrialização do Nordeste: foi o primeiro empresário a empregar a energia hidráulica da queda do Angiquinho, na cachoeira de Paulo Afonso, para colocarem funcionamento as máquinas de sua indústria - a Companhia Agro-Fabril Mercantil, no Recife. O feito histórico ocorreu no dia 26 de janeiro de 1913. No ano seguinte, Gouveia inaugurou sua fábrica de linhas que, com as marcas Estrela (nacional) e Barrilejo (estrangeira), passou a dominar o mercado brasileiro, conseguindo também forte atuação nas praças argentina, chilena e peruana, desbancando os produtos similares estrangeiros. A expansão continuou até atingir a Bolívia, a colônia inglesa de Barbados, as Antilhas e a América do Norte. Ainda no mesmo ano (1914), o empresário iniciou a construção de estradas para a circulação de riquezas até Vila da Pedra (AL), atual Delmiro Gouveia, onde residia, findando por abrir 520 km de vias carroçáveis. Com isso, também foi o pioneiro na introdução do automóvel no sertão.

Mas até chegar à condição de industrial de sucesso, Gouveia enfrentou muitos desafios e inimigos. A história rumo ao sucesso começa com a mudança de sua família do Ceará, em 1868, para Pernambuco. De bilheteiro na estação do trem urbano de Olinda, passando por despachante de barcaças, Gouveia começa, aos 20 anos, a se interessar pela compra de peles de cabras e ovelhas para exportação, servindo de intermediário entre produtores de couro e comerciantes estrangeiros: No mesmo ano, 1883, casa-se com Anunciada Cândida de Melo Falcão, a Iaiá.

Em 1886, passa a trabalhar por conta própria e por comissão, estabelecendo-se como negociante de couros, vindo a tomar-se, 11 anos depois, no Rei das Peles, acabando por assumir, em 1897, a presidência da Associação Comercial de Pernambuco. Dois anos depois, à frente da Usina Beltrão, de refino e embalagem de açúcar, implanta no Recife o que hoje seria chamado de centro de diversões. Constrói um mercado modelo sem similar no Brasil.

O projeto, denominado Mercado Coelho Cintra, inaugurado a 7 de setembro de 1899, foi o primeiro do Recife a utilizar luz elétrica e incluía carrossel, retreta, teatro, regatas, hotel, bares e velódromo. Com preços baixos, o Mercado incomodou a concorrência, gerando inimigos poderosos, como o prefeito Esmeraldino Bandeira e o todo poderoso da política pernambucana, o presidente do Senado Federal e vice-presidente da República, Francisco de Assis Rosa e Silva. No ano seguinte, seus inimigos políticos incendeiam o complexo e Gouveia é jurado de morte pelos oligarcas da família Rosa e Silva (rosistas). No ano seguinte, 1901, perseguido, foge para a Europa.

Já separado da mulher, em 1902, o empresário rapta e volta para o Brasil com a adolescente Carmela Eulina do Amaral Gusmão - filha do governador de Pernambuco do período 1899-1900, o desembargador Sigismundo Antônio Gonçalves, um rosista de destaque -, estabelecendo-se em Alagoas. Quando Gouveia chegou a Pedra, a 280 km de Maceió, em 1903, havia ali pouco mais de cinco casebres em torno de um terminal da ferrovia que unia Piranhas a Petrolândia (AL), pela qual circulava um trem por semana. Ele contava então com 40 anos. Em 1904, nascem três filhos da união com Eulina.

Delmiro Gouveia viajou diversas vezes à Europa e aos Estados Unidos e viu de perto os efeitos revolucionários que a utilização da energia elétrica tivera na indústria. Quando conheceu o distrito da Pedra, sua proximidade da cachoeira de Paulo Afonso e as possibilidades de explorar racionalmente toda aquela região, teve a idéia de realizar ali um grande projeto. Assim, em 1909 o empreendedor dá início aos estudos para a utilização econômica da cachoeira de Paulo Afonso, com aproveitamento parcial de capitais e know-how estrangeiros. O interesse estava voltado ao abastecimento de energia elétrica para funcionamento das máquinas importadas para a Companhia Agro-Fabril Mercantil. Com a indústria inaugurada em 1914, o distrito passou a contar com uma população de cerca de 5 mil pessoas.

As residências eram servidas de luz elétrica, água corrente e esgotos. Havia oito escolas, sendo duas profissionais. Dali partiam cinco estradas de rodagem e as terras em redor, beneficiadas pela irrigação, produziam algodão, mandioca, feijão, milho e arroz. Havia criação de gado zebu e holandês e estavam sendo realizadas experiências com novos cruzamentos. A região de Pedra, na confluência de quatro estados, servida por ferrovia e banhada pelo São Francisco, funcionava como corredor de todo comércio do sertão. Tropas de burros pertencentes à firma Iona e Cia., com sede em Maceió, traziam peles e couros do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe. Em Pedra, elas eram tratadas e enfardadas. Seguiam de trem até Piranhas, desciam o São Francisco até Penedo e por mar chegavam a Maceió, de onde eram exportadas. Em pouco tempo, o empresário recuperou a fortuna (perdida quando fugiu do Brasil) e o título de Rei das Peles. A firma -com dois sócios italianos, Lionelo lona e Guido Ferrário - chegou a possuir 200 burros de carga.

Três anos depois da inauguração da fábrica, isolado na cidade que ajudou a construir, o pioneiro da industrialização do Nordeste foi assassinado a bala, no dia 10 de outubro, aos 54 anos de idade, em seu chalet, sob circunstâncias misteriosas e nunca esclarecidas.


Rebecca Fontes

Nome do mais importante prêmio da economia cearense é uma homenagem ao empresário que é uma referência além de seu tempo como empreendedor arrojado e consciente de seu papel social. 

Fonte: http://www.premiodelmirogouveia.com.br/Hist_Delmiro_Gouveia.htm

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Festa de São Francisco de Assis




Com a Igreja lotada foi celebrada neste domingo, 04 de outubro, a Missa Solene da Festa em honra a São Francisco de Assis, em Ipu. A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Raimundo Nonato.

A comunidade do Ipu se reuniu na Matriz de São Sebastião para celebrar o encerramento dos festejos de São Francisco de Assis.

Pela manhã foram realizadas duas missa solenes, às 7 e 9 horas da manhã , presididas pelo padre Gerson e padre Raimundo Nonato. A noite, aproximadamente às 18:30 aconteceu uma procissão com a imagem de São Francisco pelas principais ruas da cidade, em seguida o encerramento da festa franciscana, em Ipu.

Fonte: http://www.ipunoticias.net/2015/10/encerramento-dos-festejos-de-sao.html








Convite




  Convite


O governo municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino, através da Secretaria Municipal de Cultura, à frente Sônia Pontes, nos termos do artigo 6º, parágrafo 3º da Lei 258/10, que trata do Conselho Municipal de Políticas Culturais, convida a sociedade civil para a eleição do Conselho para o período 2015/2016.
A eleição ocorrerá dia 14/10 (quarta – feira), na Casa de Cultura Profª. Valderez Soares.

Secretaria Municipal de Cultura: www.secultipu.com
 

REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET