terça-feira, 8 de setembro de 2015

Iracema, ícone cultural de Ipu



 Belas, expressivas, prazerosas, as artes plásticas promoveram o desenvolvimento emocional, social, perceptivo, estético e criador dos artistas ipuenses, que tiveram a oportunidade de ver suas obras expostas e admiradas no Espaço Iracema 150 anos – por ocasião dos 175 anos de emancipação política do nosso município e 150 anos da obra literária “Iracema”.
Os que visitaram o Espaço Iracema - 150 anos – compreenderam a sua própria identidade, na expressão de seus sentimentos, emoções e desejos. Fotografaram, pararam para admirar, comentar... Foi possível notar o brilho nos olhos de cada um.
“Quem ama, cuida!”. Nós ipuenses, amamos este ícone da nossa cultura, Iracema, que preferiu Ipu para ser a sua terra-berço, pois aqui campeava sua guerreira tribo, a grande nação Tabajara.
 Iracema foi homenageada também na nominação do Auditório da Casa de Cultura Prof.ª Valderez Soares, na noite do dia 20 de agosto de 2015, no evento Especial Iracema – 150 anos!
Auditório Iracema – Mais uma honra obtida pela “ Virgem dos lábios de Mel”. Esta foi mais uma ação do fortalecimento da nossa cultura. A justificativa foi plausível, pois a mesma consagra a nossa “Iracema” com a láurea concedida para orgulho de todos nós, ipuenses. Pois o auditório presta importante contribuição à nossa comunidade.
Enfim, o Governo Municipal de Ipu, Prefeito Sérgio Rufino e a Secretaria Municipal de Cultura, à frente Secretária Sônia Pontes, percebendo a importância de resgatar e de exaltar a riqueza cultural de que dispõe o Berço de Iracema.

Bica do Ipu - Maria de Jesus Viana

               Homenagem aos 150 anos do romance Iracema - Ana Lucila Aires Martins

Iracema - Márcia

                                                  Iracema e Guerreiro Branco - J Cardoso

 Cachoeira da área da Bica do Ipu - Maria de Jesus Viana


 Bica do Ipu - Ana Lucila Aires Martins

Exílio de Iracema - J Cardoso

           Bica do Ipu - Gorete Borges

     Iracema - Daniel

Banho de Iracema - J Cardoso

Bica do Ipu - Isabelle Eugênia





Secretaria Municipal de Ipu
www.secultipu.com

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

III Mostra Cultural de Ipu – Artesanato, Música & Arte revela êxito do encontro de um povo por sua cultura

Como parte da programação pelos 175 anos de emancipação política de Ipu, o Governo Municipal, prefeito Sérgio Rufino; através da Secretaria Municipal de Cultura, à frente secretária Sônia Pontes  realizou a III Mostra Cultural de Ipu – Artesanato, Música & Arte. Durante 03 dias, foram expostos em stands diferentes trabalhos, de argila, madeira, couro, bijouterias, literários (...), gastronomia, e também com a presença das temáticas saúde e meio ambiente, indispensáveis para a vivência e construção da cultura como bem estar e de maneira sustentável.
No 1º dia, tivemos a nossa bela Banda de Música Municipal fazendo a abertura, e as apresentações musicais ficaram por conta dos ipuenses: grupos Zé Manguita e trio, Raça Líder, Sensação do Forró, Carlinhos Sampaio e Raízes do Sertão, Diassis Martins. O grupo de teatro “Os desocupados”, de Guaraciaba do Norte, também enriqueceu a noite.
Domingo, dia 23/08, tivemos as apresentações do Grupo de Chorinho “Choro Feliz”, Grupo de Dança Pop Dance Music, Trio Pé de Serra e Asa Branca, Grupo K de capoeira, teatro Guilherme Carvalho Vidigal, Forró Som da Juventude; desfile da W Models, Forró da Curtição.
No 3º dia do evento, compuseram o cenário de manifestação artística – cultural pela música e dança Toxemia, Forró Charme de Menina, Profª de dança Angélica, Forró na Roça e Forró Alto Som.  
E foi nessa perspectiva multidimensional que a Praça de Iracema transcendeu o já importante papel de palco para apresentações: foi local de encontro para a valorização da identidade cultural local e geração de emprego e renda.


























terça-feira, 1 de setembro de 2015

Especial Iracema - 150 anos!




Na semana de comemoração pelos 175 anos de emancipação política de Ipu, ano em que se comemora os 150 anos da obra Iracema, de José de Alencar, a “índia dos lábios de mel que percorria as matas e os sertões de Ipu”, ícone de nosso município, abriu as celebrações festivas com o Especial Iracema-150 anos.
Numa noite memorável, a Casa de Cultura Profª. Valderez Soares foi cenário de um misto de sensações, vivenciadas a partir da história, da arte, da cultura, que ali perpetravam os presentes pelos mais variados sentidos.
Teatro, dança, música, a fala sobre a representação de Iracema, apresentação de obras, declamação de poemas. Por adultos, por alunos, pelos ipuenses.
A nominação do auditório da Casa de Cultura, espaço para o desenvolvimento das ações culturais e encontro da sociedade ipuense, que valoriza e constrói sua identidade, foi símbolo de algo mais que merecido nestes 150 anos de obra: a volta de Iracema a sua terra natal; musa de um amor que a fez matriarca, ícone para a vivência da cultura de seu povo.
Governo Municipal de Ipu, prefeito Sérgio Rufino, através da Secretaria Municipal de Cultura, secretária municipal Sônia Pontes.




























REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET