terça-feira, 30 de junho de 2015

CineCultura- Cinema Mais Perto de Você, durante o mês de Junho continuou atraindo grande público

O projeto CineCultura- Cinema Mais Perto De Você tem sido desenvolvido objetivando diversificar, descentralizar e expandir a oferta da cultura audiovisual para a população ipuense. Um projeto inovador e de bastante sucesso realizado pelo governo municipal- prefeito Sérgio Rufino, através da Secretaria de Cultura, secretária municipal Sônia Pontes.
A ideia de desenvolver este projeto de forma itinerante é certamente calcada na descentralização das ações praticadas, na fruição do lúdico, no conhecimento, na formação da cidadania, no entretenimento, no lazer e na valorização da auto-estima por intermédia da Cultura.
Vejamos abaixo imagens do cronograma de exibições pertinente ao mês de Junho.

Data: 03 de Junho
Filme: Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca
Local: Praça de Iracema



Data: 10 de Junho
Filme: Operação Big Hero
Local: Bairro da Mina


Data: 17 de Junho
Filme: Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca
Local: Bairro da Boa Vista 



Data: 24 de Junho
Filme: Operação Big Hero
Local: Distrito de Flores




Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Site: www.secultipu.com

quarta-feira, 24 de junho de 2015

24 DE JUNHO - PROGRAMAÇÃO DO CINE CULTURA - CINEMA MAIS PERTO DE VOCÊ


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Poetas Ipuenses são contemplados em Antologia Poética, Prêmio Poesia Livre – 2015



Professor, memorialista e escritor Francisco Melo

Em Concurso orientado por edital público no período de 01 de fevereiro a 05 de março de 2015; um total de 2.017 poetas enviaram suas melhores poesias inéditas, que nunca foram publicadas em livros, para concorrer ao Prêmio Poesia Livre 2015.
O tema foi livre, assim como o gênero lírico escolhido. O evento teve patrocínio da EBC- Empresa Brasil de Comunicação do Rio de Janeiro (UFR), TV Brasil e a Editora Nacional Vivara.
O Concurso Literário é uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando autores de todo o Brasil. Nós, ipuenses, estamos de parabéns pelo brilho de nossos literatos: Prof. Francisco Mello, Paulo Rogério Aires Martins e Francisca Ferreira, que foram selecionados e tiveram suas poesias publicadas no livro Poesia Livre – 2015.
Queremos destacar a abra literária do Prof. Francisco Mello- Ode ao Cruzeiro, que está na galeria de Mensão Honrosa aos participantes expoentes, indicada na 6ª colocação.
A cultura ipuense enaltece a originalidade e linguagem poética dos filhos da terra contemplados; pois através da poesia conseguimos nos emocionar perante o belo.
Portanto, o Governo Municipal de Ipu, prefeito Sérgio Rufino; através da Secretaria Municipal de Cultura, secretária municipal Sônia Pontes, felicita os ipuenses: Professor Francisco Mello, Francisca Ferreira e Paulo Rogério Aires, por contribuir com o desenvolvimento da Cultura Literária de nosso município.

Poesias Selecionadas:

                                                   ODE AO CRUZEIRO
                                    
             Cruzeiro Velho, testemunho amigo,
             Falei contigo quantas vezes dela
            Mas te guardastes desde meu segredo
            Talvez com medo de comprometê-la.

           Agora chega de calar-te, e fala
          Que foi de amá-la que estraguei a vida
          Cruzeiro velho, quantas noites vinha
          Contar-te a minha solidão sofrida.

           Mornos domingos de fagueiros papos,
           De cujos trapos vou-me consumindo!
           Cruzeiro velho, é melhor calar-te:
          Calar faz parte desse tempo lindo.

          Guarda os tesouros de tudo que viste,
          De alegre e triste que esta vida é assim.
          Não contes nada, meu cruzeiro velho,
          Borra o espelho do que vês em mim.
    
             Prof. Melo Ipu/CE 
                     

Professora e escritora: Francisca Ferreira

                       MÃOS
                      
            Então estão,
            estas mãos,
            Pequeninas mãos,
           quietas estendidas.
           Então estão.
           De todas as cores,
           pequenas, ainda mais pequenas,
           tão pequenas.
          Tão pequenas...
           estendidas.
           Aqui, ali, vejam:
           Tão pequenas,
           Tão inocentes,
           e já estão,
           pelo chão,
           Estendidas,
          Simplesmente no chão,
          estendidas.
          Nas ruas, nas esquinas,
          Nos lugares obscuros,
          Nos lugares tranqüilos,
         Então estão
         As mãos.

   Francisca Ferreira Ipu/CE


Músico e poeta Paulo Rogério Aires Martins

                    NOVO CENÁRIO

           Sair de mim mesmo
           Exilar-me em seus braços
           E jamais evadir
           Apenas invadir os seus sonhos
           A sua casa
           A sua sala e o quarto
           O porta-retrato
           O armário
           O lençol e a sua escova de dente
           Então assim vou rir do pássaro
           Amar o presente
           Dança seu bolero
           Descobrir seu desejo
           Fazer meu apelo
          Sentir o seu gosto
          Abrir a janela
          Mostrar o luar
          Em um novo cenário
          Preparado para amar.
     Paulo Rogério Aires MartinsMossoró/ RN



Fonte: Secretaria municipal de Cultura
Site: www.secultipu.com

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ipu (CE): Estação Ferroviária ganhará vagões e será revitalizada

O DNIT doou à Prefeitura Municipal de Ipu, graças aos esforços do dinâmico, atuante, competente e empreendedor prefeito Sérgio Rufino (PCdoB), do eng.º José Hamilton Pereira (REFFSA) e de um pequeno grupo de ipuenses, uma locomotiva diesel para ornamentar a Praça da Estação. Outros dois vagões também foram solicitados.


A Estação de Ipu vai reviver seu passado glorioso. Os mais velhos vão matar saudades daqueles belos tempos. E os mais jovens vão ter a noção do que o transporte ferroviário representava para Ipu. O conjunto de uma locomotiva e de dois vagões vai configurar o quanto a Estrada de Ferro foi importante para Ipu nos aspectos arquitetônico, econômico, urbanístico, social, artístico e cultural. 

A Estação de Ipu é um dos principais e conhecidos ícones da cidade, ao lado da Bica (Fall of Ipu) e da Igrejinha do Quadro. Ela foi parte integrante da minha infância e da minha juventude, pois, como disse a nossa escritora Raquel de Queiroz, "menino criado em beira de linha fica com o trem no sangue".

Era a Estação o ponto de encontro diário de grande parte da população da cidade e daqueles que, ocasionalmente, vinham dos distritos, sítios e fazendas. Ao toque da sineta, anunciando a chegada próxima do trem, as pessoas se dirigiam em correria para lá. A Estação presenciou, sem dúvida, grandes momentos e episódios marcantes. Eram partidas e chegadas de entes queridos, encontros e desencontros, alegrias e tristezas, boas-vindas e despedidas, sorrisos e lágrimas, beijos e tapas, juras de amor e chiliques de ciúmes, inícios e términos de namores e flertes. Enfim, as alegrias e as vicissitudes que povoam os fundos arcanos da misteriosa e insondável alma humana. 




Texto: Olívio Martins de Souza Torres - Ecologista
Fonte: Netcina

terça-feira, 16 de junho de 2015

17 DE JUNHO - PROGRAMAÇÃO DO CINE CULTURA - CINEMA MAIS PERTO DE VOCÊ


Ipu (Ce): XIII Festival de Quadrilhas Juninas de Ipu & II Ipu Terreiro das Tradições Juninas

Aconteceu neste sábado (13), no Ginásio Abdoral Timbó da cidade de Ipu, o primeiro dia do XIII Festival de Quadrilhas Juninas de Ipu em parceria com o Projeto - II Ipu Terreiro das Tradições Juninas.

O evento foi um sucesso, mesmo tendo ocorrido imprevistos de última hora que impediram as apresentações de três quadrilhas juninas, Luar Encantado (Tianguá), Asa Branca (Tianguá) e Cabra da Peste (Tianguá), todas deveriam ter se apresentado na noite de sábado (13), mas uma destas se apresentou na noite do domingo (14).

Segundo um dos organizadores do evento, Renan Andrade, duas quadrilhas tiveram problemas por conta de força maior, devido as mortes de parentes (mãe e avó) dos organizadores daquelas quadrilhas. A outra teve problema com o seu figurino e pediu para se apresentar no domingo (14).

Com a ausência das três quadrilhas na noite deste sábado (13), a festa ficou por conta da Quadrilha Arraiá do Luar de Ubajara que deu o show, alegrando o público modesto que abrilhantou esse primeiro dia do festival nas arquibancadas do ginásio. 

A grande homenageada da noite, ficou por conta da filha ilustre de Ipu, aguerrida baluarte de nossa cultura, Sra. Dona Branca (foto). Título de Mestra da Cultura Popular, por ter sido reconhecida por seu ofício de louceira durante anos de sua vida, inclusive, praticado até hoje.

Em 2005, Dona Branca teve esse reconhecimento e foi homenageada pelo Governo do Estado do Ceará, portanto, 10 anos depois é mais do que justo ela está novamente recebendo esta homenagem.

O festival prosseguiu na noite do domingo (14) com as apresentações das quadrilhas: Luar do Sertão (Colégio Ipuense),Guaradrilha de Guaraciaba do Norte, Milho Verde de Tianguá, São João de Ipu, Flor do Coroatá de Croatá e Flor do Ipuçaba de Ipu - Várzea do Giló.

O XIII Festival de Quadrilhas Juninas de Ipu, junto ao 2o. Ipu Terreiro das Tradições Juninas, é um festival apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura - SECULT, Lei nº 13.811 de agosto de 2006, cujo edital do XVII Festejo Ceará Junino, foi contemplado na etapa Ceará Junino da Ibiapaba pelo pelo ipuense Renan Andrade, uma parceria com o Governo Municipal de Ipu,  Prefeito Sérgio Rufino através da Secretaria de Cultura do Município, à frente a Secretária Sônia Pontes. 


Quadrilhas que participaram: Arraia do Luar (Ubajara), Luar do Sertão (Ipu - Colégio Ipuense), Guaradrilha (Guaraciaba do Norte), Milho Verde (Tianguá), São João (Ipu), Flor de Coroatá (Croatá) e Flor do Ipuçaba (Ipu – Várzea do Giló).


Resultado da noite de ontem, domingo (14/06).

  • 1ª Lugar - São João / Ipu  (CE)
  • 2ª Lugar - Flor de Coroatá / Croata 
  • 3ª Lugar - Milho Verde / Tianguá 
 Requisitos individuais
  • Noivos - São João / Ipu (CE)
  • Rainha - São João / Ipu (CE)
  • Marcador - São João / Ipu (CE)
  • Casamento - São João / Ipu (CE) 
  • Repertório - Flor de Coroatá / Croatá (CE)
Galeria de fotos 





Com informações do Aconteceu Ipu, Netcina, Ipunotícias  e SecultIpu

quarta-feira, 10 de junho de 2015

XIII Festival de Quadrilhas Juninas de Ipu & 2º Ipu Terreiro das Tradições Juninas

Junho é uma época em que a tradição junina se perpetua e a comunidade se engaja mais uma vez. No que diz respeito à valorização e o incentivo as tradições juninas do município, o Governo Municipal, Prefeito Sergio Rufino e a Secretaria Municipal de Cultura, à frente Sônia Pontes, unem-se ao projeto contemplado pela SECULT- O II Ipu Terreiro das Tradições Juninas do ipuense Renan Andrade e classificado no XVII Edital Ceará Junino da Ibiapaba, para promover o XIII Festival de Quadrilhas Juninas de Ipu. Numa parceria importante e munidos da maior satisfação, Ipu receberá dias 13 e 14 de Junho, grupos de quadrilhas juninas de destaque tanto de Ipu como demais grupos da região da Ibiapaba!
Esta manifestação cultural tem como meta primordial o respeito às tradições juninas, tão enraizadas no imaginário popular. Elementos como: quadrilhas juninas, danças folclóricas, comidas e bebidas típicas, repentistas, artesãos, bandeirinhas, fogueiras, balões, chitas; dentre outros, que são característicos destes festejos não poderão faltar.
As tradições juninas como já mencionadas são extremamente importantes e esperadas em nosso município por toda a sua simbologia e significados, oportunizando momentos de encontro, alegria, lazer, entretenimento, socialização e ampliação do conhecimento quanto ao fazer junino, ressaltando seus aspectos populares, sociais e culturais. Vale ressaltar que o festival proporciona aos grupos envolvidos, uma importante interação e troca de saberes. O público certamente aplaudirá e se encantará com um belo espetáculo que será apresentado!
Para tanto, convidamos a todos para se fazerem presentes ao Ginásio Coberto Abdoral Timbó a partir das 19:00h para abrilhantar ainda mais o XIII Festival de Quadrilhas Juninas de Ipu, unido ao II Ipu Terreiro das Tradições Juninas.
                    CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES:
Dia 13 -    Luar Encantado (Tianguá)
               Asa Branca (Tianguá)
                Cabras da Peste (Tianguá)
                Arraiá do Luar (Ubajara)
Dia 14 -  Luar do Sertão (Ipu - Colégio Ipuense)                                                                                                                         
               Guaradrilha (Guaraciaba do Norte)
                Milho Verde (Tianguá) 
               São João (Ipu)
               Flor de Coroatá (Croatá)
               Flor do Ipuçaba (Ipu – Varzea do Giló)   

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Site: www.secultipu.com

  

Ceará Junino: com apoio da Secult, circuito de 20 festivais por todo o Estado começa neste sábado

O grande circuito de festivais do Ceará Junino começa neste sábado, 13/6, em Paracuru, no Litoral Oeste, e em Ipu, na região da Ibiapaba, abrindo a sequência de 20 festivais de quadrilhas apoiados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com eventos seguindo em todas as regiões do Estado, até o mês de julho. Todos os festivais foram selecionados através do Edital Ceará Junino 2015, previsto na legislação estadual como ferramenta da política cultural do Estado, contribuindo para valorizar as manifestações tradicionais da sociedade e para democratizar o acesso da população aos bens e serviços artísticos e culturais.
Através do Edital, foram selecionados projetos e ações, de todo o Ceará, que têm por objetivo identificar, difundir e estimular as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos do Estado. Pelo edital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, investe R$ 2,6 milhões no apoio a 100 quadrilhas juninas, aos 20 festivais regionais que têm início neste sábado e domingo, em Paracuru e Ipu, e vão seguir a cada final de semana, beneficiando todas as regiões do Estado. Ao final do circuito de 20 festivais, haverá uma etapa final, o Campeonato Estadual dos Festejos do Ceará Junino, realizada de 16 a 19 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.
Cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais, de afirmação da cultura cearense e de valorização das tradições populares, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apoia os festivais integrantes do Ceará Junino 2015. O Edital Ceará Junino, que selecionou os eventos participantes, atingiu recorde no número de inscrições: foram 318 neste ano, incremento de mais de 20% em relação aos inscritos para a edição 2014 do edital, que somaram 265. Cada um dos 20 festivais apoiados conta com investimento de R$ 22.280,00 do Governo do Estado, por meio da Secult. Além dos festivais, cada uma das 100 quadrilhas juninas selecionadas recebe em apoio R$ 18.088,00.
Já a etapa final, no Centro Dragão do Mar, de 16 a 19 de julho, incluirá programação cultural fiel às tradições juninas, feiras de comidas típicas e de artesanatos, além de apresentações de manifestações artísticas tradicionalmente populares. Para essa ação o investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, será de R$ 323.140,00.
“O Ceará é um dos estados em que o movimento junino tem mais força. O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, contribui para gerar as condições para que as quadrilhas, os festivais e todas as ações culturais relacionadas a esse período e essa manifestação popular tenham cada vez mais visibilidade, no nosso Estado, no Nordeste e no Brasil”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio.
“Todos os festivais que compõem o Ceará Junino 2015 foram selecionados por meio de edital, de forma transparente e democrática, assegurando o bom uso dos recursos públicos, que retornam na forma de mais desenvolvimento para todas as regiões”,acrescenta o secretário. “O apoio às quadrilhas e aos festivais não acontece de modo isolado, e sim como parte integrante de uma política pública de afirmação e valorização da cultura cearense. Daí o compromisso de cada vez mais destacar as políticas culturais como vetor estratégico para o desenvolvimento do Estado”.

Calendário de festivais
Neste sábado e domingo, 13 e 14/6, o circuito de festivais Ceará Junino 2015 será aberto em Paracuru, com o III Festival dos Ventos, e em Ipu, com o II Ipu, Terreiro das Tradições.
Nos dias 18 e 19/6, o circuito chega a Sobral, com o festival “Sobral – Capital Junina do Ceará”. Nos dias 19 e 20/6, haverá festivais em quatro municípios: Fortaleza (13oFestival de quadrilha Junina do Panamericano), Altaneira (Festival “Literatura no Cordão e Cordel no São João”), Itapiúna (Ita Arraiá – Um São João de Prosa e tradição) e Senador Pompeu (VI Arraiá Vila Junina). No dias 20 e 21/6 tem festival em Aiuaba (Festival Cangaço: Verdade ou Lendas) e Itaitinga (Festival Santo Antônio Junino).

Confira os demais festivais:
23 e 24 de junho – Juazeiro do Norte – Juajunino – Festival de Quadrilhas do Cariri
24 e 25 de junho – Fortaleza – XIV Ceará Festa Junina
25 e 26 de junho – Guaiúba – São João na Serra
26 e 27 de junho – Independência – III São João da Tradição
26 e 27 de junho – Iguatu – Iguatu Junino celebra 100 anos de Humberto Teixeira
26 e 27 de junho – Granja – Arraiá Viva São João de Granja
26 e 27 de junho – Cascavel – São João de Cascavel 2015
27 e 28 de junho – Fortaleza – VIII festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América
27 e 28 de junho – Tabuleiro do Norte – 1o Tabuleiro Festeiro
27 e 28 de junho – Fortaleza – 22o Festival de Quadrilha Junina do Cumpade rogério
27 e 28 de junho – Canindé – 19o Arraiá do Pedro Santo 2015

Diálogo permanente
O lançamento do Edital Ceará Junino 2015 foi precedido de reuniões entre a equipe da Secult e dezenas de produtores, artistas e representantes de federações e entidades juninas, dando sequência aos "Diálogos Culturais" promovidos permanentemente pela Secretaria.
Durante os encontros, o fortalecimento do edital junino como instrumento da política pública de cultura no Estado foi destacado pelo secretário Guilherme Sampaio, que coordenou os debates, responsáveis por gerar diversas sugestões importantes para o aperfeiçoamento do edital e dos festejos juninos no Ceará.
O secretário Guilherme Sampaio reforçou a diretriz do governador Camilo Santana em reforçar a presença da Secretaria de Cultura e das políticas públicas de cultura no Interior do Ceará e o compromisso de ampliar gradativamente o investimento do Governo do Estado na cultura, até chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento da administração estadual.

Mais informações: Sistema Estadual de Cultura (Siec), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult): 3101.6765 / 3101-6770.

 FONTE: SECULT

REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET