sábado, 29 de novembro de 2014

Banda de Música de Ipu comemora 130 anos; Memorial Maestro Lázaro Freire é inaugurado


A Prefeitura Municipal de Ipu através da Secretaria de Cultura do município comemorou na noite de ontem, sexta-feira (28/11), a passagem dos 130 anos de existência da Banda Municipal de Música Maestro Lázaro Freire, com a inauguração do memorial que leva o nome do Maestro falecido em 2003.

Familiares do homenageado, convidados, autoridades do município e o público em geral compareceram na solenidade de inauguração do Memorial da Música Maestro Lázaro Freire que funcionara em uma sala do prédio da Estação Ferroviária de Ipu. A data também lembrou a passagem dos 130 anos de existência  da Banda  de Música Municipal de Ipu.


A secretária de cultura Sônia Pontes idealizado do evento e organizadora do memorial disse que a homenagem é justa. "Hoje uma das maiores expressões da nossa terra é sem dúvida, a Banda de Música Municipal".  O prefeito Sérgio Rufino também fez uso da palavra e enalteceu que faz parte do seu governo a valorização da cultura e das artes.


A Banda que foi criada em 1884 de início pertencia à paróquia e só depois passou a ser veiculada à Prefeitura Municipal, recebendo o nome de Maestro Lázaro Freire, durante sua existência a Banda através do Maestro Lázaro formou vários músicos. Já passaram pela regência os músicos: Benedito Alves Mendonça; Thomaz de Aquino Corrêa, Dr. Apolônio de Berga Basto Bandeira, Joaquim Nonato do Vale, Mestre João Louro, Mestre Marçal, Maestro Lázaro Freire, Maestro  Clementino, Jorge Nobre, Antônio Carvalho (Jhonny), Diecks Araújo e Jairo Leitão.

Além da presentação da banda os grupos SaxTeto e Choro Feliz completaram a noite de apresentações e homenagem.






Galeria de fotos




Fonte: Ipunotícias.net

Praça de Iracema em Ipu ganha decoração especial para o Natal e Ano Novo


Através de uma iniciativa da prefeitura, a principal Praça de Ipu, Praça de Iracema, no centro da cidade, ganhou nessa semana os últimos detalhes da decoração especial de Natal e Ano Novo.

As árvores naturais foram podadas e decoradas com lâmpadas que a noite ganha um tom especial em azul e branco. Ao centro da Praça, próximo as estátuas do Guerreiro Branco e da Índia Iracema foi confeccionada uma árvore com centenas de lâmpadas e chama atenção de quem passa. Além da iluminação será feito pelo artístico plástico Josemar a Casa do Papai Noel e o Presépio.


As outras árvores menores que ficam ao redor da Praça, também ganharam destaque em iluminação. De acordo com o responsável pela decoração, além da Praça os prédios da Casa de Cultura e da Estação Ferroviária também ganharam decoração especial de Natal.

Fonte: Ipunotícias.net

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DA MÚSICA MAESTRO LÁZARO FREIRE


Secretaria Municipal de Cultura
Site: www.secultipu.com

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CULMINÂNCIA DO XI FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA EM VIÇOSA

Visando ensinar música e aperfeiçoar o talento dos músicos, o Festival Música na Ibiapaba virou um dos festivais de ensino musical mais importantes do Nordeste.
Dia 22 de novembro (dia do Músico), Viçosa do Ceará recebeu alunos de todos os níveis de conhecimento musical, e principalmente os melhores professores da área e de todos os lugares do Brasil.
O festival completa onze anos de história; ou seja, já provou que não só contribui para a formação musical de cearenses de diversas localidades, bem como proporcionar momentos de apresentação de ótima qualidade musical e de movimentação cultural e econômica na linda cidade de Viçosa do Ceara.
A atração principal foi o cantor Marcos Lessa, aluno das oficinas ofertadas pelo festival durante anos. Ele agora, volta à serra para lançar seu primeiro disco autoral- Entre o Mar e o Sertão.
Ipu, se fez presente e representou muito bem a nossa musicalidade, recebendo total apoio do Governo Municipal, prefeito Sérgio Rufino e da Secretaria Municipal de Cultura, à frente a Secretária Sônia Pontes.
Aproveitamos para parabenizar os músicos ipuenses, assim como todos que estão ligados a música, que estudam e trabalham, trazendo arte e emoção com suas atividades. Músico é aquele que pratica a arte da música, compondo obras musicais, cantando ou tocando algum instrumento.
Os nossos sinceros cumprimentos aos profissionais que se desafiam viver da cultura musical.
Confira abaixo imagens de estudantes e músicos ipuenses por ocasião da participação no evento.
Professor Pedro Façanha e o estudante Luiz Leopoldo
Área de alimentação do festival
Professores Pedro Façanha e Adylson Martins com alunos
Show de Marcos Lessa
Igreja do Céu
Secretaria Municipal de Cultura
Site: www.secultipu.com

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

XI Festival Música na Ibiapaba: Dia do músico é comemorado com música na Praça



O Governo Municipal de Ipu, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na noite desta sexta-feira, (21/11), na Praça de Iracema à culminância das Oficinas de Formação Musical para estudantes e músicos do XI Festival Música na Ibiapaba além também de Comemorar o Dia do Músico, celebrado neste sábado 22 de novembro.

A Programação iniciou às 20h com apresentação da Banda de Música Municipal Maestro Lázaro Freire, em seguida foi a vez do Grupo Choro Feliz (Ipu) com participação Especial dos professores das Oficinas de Música, Pedro Façanha e Adylson Martins  subiram ao palco. E para fechar com chave de ouro a noite musical festiva apresentação do grupo Murmurando.

O público compareceu ao evento e pode também ver a iluminação parcial especial de Natal da Praça de Iracema, nesta noite será concluída o restante da decoração de Natal da Praça, além também da decoração na Casa de Cultura.

Galeria de fotos

Fonte: Ipunotícias.net

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Hoje - Programação especial na bela e histórica Praça de Iracema.


O Governo Municipal de Ipu, prefeito Sérgio Rufino, através da Secretaria Municipal de Cultura, secretária Sônia Pontes- convidam V. Sa., e família, a se fazer presente dia 21 de Novembro próximo, às 20:00h, na Praça de Iracema; à culminância(neste município), das Oficinas de Formação Musical para estudantes e músicos, como parte integrante do XI Festival Música na Ibiapaba; bem como à Celebração do Dia do Músico (22/11),
Contamos com a sua valiosa presença e desde já agradecemos!
Programação:
20:00h- Abertura: Banda de Música Municipal Maestro Lázaro Freire
20:30h-Choro Feliz (Ipu)- Com Participação Especial dos professores das Oficinas de Música- Pedro Façanha e Adylson Martins
21:00h- Murmurando(CE)

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Ipu
www.secultipu.com

terça-feira, 18 de novembro de 2014

OFICINAS DE MÚSICA TÊM INÍCIO EM IPU E MOVIMENTAM O XI FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA


Teve início ontem (17/11), na Casa de Cultura Prof. Valderez Soares, as Oficinas de Formação Musical para estudantes e músicos, as quais são integrantes do contexto que compreende o XI Festival Música na Ibiapaba.
As oficinas são uma escola diferenciada e inovadora que aguçam a percepção musical. Terão como objetivos norteadores introduzir noções básicas na categoria Cordas Populares Iniciantes; e aprimoramento da musicalização na categoria Instrumentos de Sopro Avançado.
Na Casa de Cultura, oficineiros de formação qualificada se dividiram em dois turnos. O oficineiro que ministra Instrumentos de Sopro Avançado é Adylson Martins- nascido em Ipu-Ce, o qual em 2011 foi selecionado em concurso para bolsa de estudos no Conservatório de Briançon, na França, onde obteve em 2013  o Certificado de Estudos Musicais em clarinete com a nota máxima. Apresentou-se em várias cidades na França e na Itália. Atualmente é 1º. Clarinetista da Banda de Música Municipal Maestro José Pedro de Alcântara, em Sobral, e exerce a função de professor na Escola de Música José Wilson Brasil naquela cidade. Quanto ao oficineiro que ministra Cordas Populares Iniciantes é Pedro Henrique Façanha. Bacharelando em contrabaixo acústico na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). Participou de várias formações musicais tocando com artistas e músicos diferentes; tais como: Marina de La Riva, Marcio Rezende, Tito Freitas, Haroldo Mauro Jr., José Staneck (Fórum de Harmônicas no Ceará), e o Festival  IB&T bass, festival organizado por Celso Pixinga. Fez apresentações no Festival de Jazz & Blues em Guaramiranga,  fazendo um tributo a Noel Rosa e outra fazendo um tributo ao pianista Dave Brubeck reproduzindo o cd “time out”.  
O projeto não visualiza apenas apresentações artísticas, como também ações voltadas ao aspecto formativo dos músicos, estudantes de música e comunidade em geral.
Esta ação é realizada pelo Governo do Estado do Ceará; e recebe o apoio total do Governo Municipal de Ipu, prefeito Sérgio Rufino e Secretaria Municipal de Cultura, à frente Sônia Pontes.

Fonte: Secretaria Municipal de Ipu
Site: www.secultipu.com

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Bairro do Corte e Bairro de Pedrinhas- Exibições do Cine Cultura- Cinema Mais Perto De Você!



O projeto Cine Cultura- Cinema Mais Perto De Você, do governo municipal de Ipu, prefeito Sérgio Rufino e secretaria municipal de Cultura, à frente a secretária Sônia Pontes, continua focado em levar cinema e serviços culturais para mais perto de todos os ipuenses; quer seja do centro, dos bairros e distritos. É uma forma de diversificar, descentralizar e expandir a oferta de audiovisuais para a população por meio da exibição de filmes variados, que vêm atraindo um grande público.
Abaixo, observe imagens das exibições ocorridas no bairro do Corte, no dia 05 de Novembro, apresentando Frozen- Uma Aventura Congelante. E, ontem, dia 12 de Novembro, foi a vez do bairro Pedrinhas, curtir a exibição do filme: O Espetacular Homem Aranha 2.
BAIRRO DO CORTE
Exibição do filme Frozen- Uma Aventura Congelante no dia 05 de Novembro

  Exibição do filme Frozen- Uma Aventura Congelante no dia 05 de Novembro
 Exibição do filme Frozen- Uma Aventura Congelante no dia 05 de Novembro

  Exibição do filme Frozen- Uma Aventura Congelante no dia 05 de Novembro

BAIRRO PEDRINHAS 
Exibição do filme: O Espetacular Homem Aranha 2, dia 12 de Novembro

Exibição do filme: O Espetacular Homem Aranha 2, dia 12 de Novembro

Exibição do filme: O Espetacular Homem Aranha 2, dia 12 de Novembro

Exibição do filme: O Espetacular Homem Aranha 2, dia 12 de Novembro

Ipu, Terra de Iracema, cidade que também investe na formação cultural do seu povo, permitindo que todos tenham acesso a diversão, lazer, entretenimento; através do universo do cinema, incentivando produção, difusão e circulação de bens culturais.
Scretaria Municipal de Cultura
Site: www.secultipu.com

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

DIA NACIONAL DA CULTURA BRASILEIRA É COMEMORADO EM IPU COM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL



Em 05 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Cultura Brasileira. O Governo Municipal e a Secretaria de Cultura entendem que um país tão grande, com diferentes manifestações culturais é necessário mais que um dia para comemorar; por isso as comemorações vão se estender durante todo o mês de novembro. A data escolhida- 05 de novembro, foi em homenagem ao aniversário de Rui Barbosa. 
Em Ipu, como uma das formas de celebrar a data, haverá hoje a exibição do Filme “Frozen – Uma aventura Congelante”, no bairro do Corte, parte do projeto “Cine Cultura – Cinema Mais Perto de Você”, que vem se desenvolvendo desde o mês de Outubro com bastante sucesso. O Objetivo é levar para a população arte itinerante e de ótima qualidade. Os filmes são de aventura, comédia, animação, etc. Dia 12/11 será a vez do bairro Pedrinhas com o filme: O espetacular Homem Aranha 2. Dia 19/11 o bairro Breguedoff receberá o filme Malévola. Dia 26/11 no distrito de Ingazeiras será exibido mais uma vez Malévola – filme de grande aceitação. 
Do dia 17 ao dia 21 de novembro Ipu será palco do XI Festival de Música da Ibiapaba, oferecendo Oficinas de Música: Instrumentos de Sopro Avançado e Cordas Populares Iniciantes. O mês de novembro em Ipu, este ano, ouvirá o som dos acordes de um dos mais importantes encontros de música da região ibiapabana. 
A Oficina de Música é uma escola diferenciada porque integra o aluno ao seu estilo e a um novo conceito de ensino musical. Será utilizada uma prática inovadora com professores vindos de Fortaleza com ampla experiência e formação qualificada. Será aprimorada nesta oportunidade a musicalização dos alunos matriculados através do estudo do instrumento escolhido por cada um, despertando a sua consciência musical, fazendo com que eles pensem a respeito da música que estão ouvindo e consumindo. Através da contextualização histórica e do fazer cultural e artístico, o Governo Municipal- prefeito Sérgio Rufino e a Secretaria Municipal de Cultura, à frente a secretária Sônia Pontes, promovem a ampliação e a visão do mundo englobando a cultura em seus vários aspectos. Enfim, o nosso dever é continuamente buscar vencer os desafios e contribuir para o desenvolvimento da Cultura em nosso município!

 Dia 21/10 - Alto dos 14
























Dia 25/10 -Bairro do Escondido

Dia 29/10 - Bairro Pereiros

Dia- /10 - Distrito de Várzea do Giló













 Secretaria Municipal de Cultura de Ipu
           Site: www.secultipu.com


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Homenagem a Memória da Professora Valderez Soares pelo transcurso de seu aniversário: 03/11/14


Nasceu em Ipu no dia 03 de novembro de 1922, em plena Semana de Arte Moderna realizando-se no Rio de Janeiro. Faleceu no dia 23 de janeiro de 1999. Filha de: Gonçalo Soares de Oliveira e Terezinha Soares de Paiva. Iniciou seus estudos no Instituto São Luiz em Ipu, onde concluiu o seu antigo Curso Primário. Cursou na Escola Normal Rural de Ipu, o Curso Complementar que correspondia ao antigo Ginasial, hoje Curso de Ensino Fundamental. Fez estudos no Patronato Sousa Carvalho cursando o Normal Pedagógico Fez o curso da CADES em Fortaleza, com especialização em música, matéria que lecionou por muitos anos no Patronato Sousa Carvalho e Colégio Ipuense, ministrou ainda as disciplinas de: Desenho, Educação Artística e Canto Orfeônico. Foi promotora de vários eventos Culturais Artísticos e Literários em parceria com a professora Valdemira Coelho. Na sua residência na rua Cel.Pedro Aragão antiga Rua da Goela criou e lecionou numa Escola de Música para Acordeom, Harmônio, Bandolim, Solfejos e Teorias Musicais. Criou com alguns ipuenses uma trupe teatral que Chamou de Ernestina Magalhães, onde participou como Atriz das mais capacitadas. Criou ainda, uma Escola de Pintura, que muito contribuiu para o aprendizado de nossa juventude, deixando vários de seus alunos aptos para desenvolverem as Artes Plásticas. Desenvolveu ainda uma outra atividade, ensinando a Arte Culinária. Criou o “Coral Santa Cecília”, formado por homens e mulheres; o “Conjunto Santa Cecília” que se apresentavam nas festividades da cidade principalmente nas solenidades da Igreja, não deixando de atender as festas de Casamento, Aniversários e Coroações de Nossa Senhora. O conjunto “Santa Cecília” era formado por uma Sanfona Executada pela própria Valderez, Violão, Bandolim, Voz e Percussão. Compositora dos Hinos do Centenário da Cidade de Ipu em 1985 e do Jubileu de Prata do Patronato Sousa Carvalho e muitos outros Cânticos Sacros. Foi da Pia União das Filhas de Maria e da Cruzadinha Infantil. No dia Universal da Música – Dia de Santa Cecília, padroeira da música promovia várias solenidades como: Missas, Shows Artísticas Serenatas e outros mais. Participava da Procissão de Passos como Verônica, percorrendo toda via-sacra. Valderez era Maestrina, tocava com perfeição o Acordeom, Harmônio, Teclado Eletrônico, Bandolim, Violino e Escaleta. Recebeu na cidade várias comendas pelos seus méritos que se distinguem com muita intensidade em todos os ramos das artes. Hoje a cidade de Ipu num reconhecimento inconteste homenageia Valderez Soares com o nome da primeira Casa de Cultura que leva o seu nome. Ipu, 10 de abril de 2003. Francisco de Assis Martins (Professor Mello)

Homenagem a Memória do Maestro Lázaro Freire pelo transcurso do seu aniversário: 02/11/14


No dia 02 de novembro de 1938 nasce na cidade de Ipu Lázaro Freire Silva, filho de Maria do Socorro Silva e de José Freire de Sousa, família humilde composta por cinco filhos. Aos oito anos de idade, já carregava a responsabilidade de ajudar os pais com pequenos trabalhos, pois a renda da família era insuficiente.
Sua mãe tinha um grande sonho, pedia a Deus ter um filho músico. Ela recebeu essa graça e seus três filhos homens receberam o dom musical, assim seu pedido foi atendido em dose tripla.
Por circunstancia do destino, um de seus filhos Francisco foi embora para o Rio de Janeiro ficando Lázaro e Antônio Freire. Ingressado na Banda Paroquial criada pelo Monsenhor Morais, composta de menores e jovens da cidade de Ipu. O objetivo de Monsenhor Morais não era só formar uma banda de música, mas também formar profissionais da música. E logo foram se destacando excelentes músicos, como Lázaro Freire e outros que figuravam nas bandas de músicas do Ceará, Piauí, Pernambuco e outras.
A banda de música tinha como destaque Francisco Carneiro um saxofonista muito competente que fez parte da corporação do Ceará. A banda Paroquial tinha como Maestro o Mestre Marçal, filho de Tamboril que veio para o Ipu a convite de Monsenhor Morais. Lázaro Freire casou-se com 21 anos em 1959 tendo recebendo como esposa a senhora Maria José Sousa e Silva conhecida como (Deu ou Deuzinha). Em 1961 trabalhou em uma fábrica de mosaico que pertencia ao Monsenhor Morais. Também trabalhou na fábrica Piratininga, uma fábrica de algodão que pertencia ao Senhor Abdoral Timbó.
A vocação de Lázaro pela a música era tanta que mesmo trabalhando em outras funções ele ainda encontrava tempo para estudar suas partituras.
Estudou no Ginásio Ipuense hoje conhecido como colégio Ipuense.
Lázaro foi convocado para um concurso de música em Pernambuco a convite de Raimundo do Vale, residente da cidade de Ipu. A prova foi realizada no conservatório de músico; contava-se com a presença de trinta e nove músicos da região do Ceará, Pernambuco e Piauí. Depois da prova os alunos iriam conferir em um quadro o nome dos classificados. Chegando ao local Lázaro só viu seu nome e se entristeceu achando que, por só ter o seu nome, acreditava que ele seria o único que não havia passado. Mas não demorou muito para se surpreender e seus anseios e sonhos... Quando o professor chegou até ele e lhe parabenizou pelo seu 1º lugar do concurso dando lhe o titulo de “Maestro Lázaro”.
Na gestão do prefeito da época, Dr.Milton Pereira, Lázaro exercia seu cargo de Maestro e a banda de Música ainda continuava sendo a Banda Paroquial. Depois por decisão do prefeito passou a ser Banda Municipal. E seu trabalho foi se projetando eficientemente em todas as cidades da Zona Norte levando sua cultura musical para outras localidades a convite dos prefeitos das cidades como Ipueiras, Nova Russa, Pires Ferreira, São Benedito, Viçosa, Carnaubal e por fim Poranga. O trabalho do Maestro Lázaro também é  encontrado no 23º B.C. de Fortaleza na Policia do Ceará e em todas as cidades representadas nas pessoas aos excelentes músicos que ele formou.
Lázaro também fez o Hino do Colégio Ipuense com letra de autoria de Monsenhor Morais e música de Maestro Lázaro. Dono de um rico arquivo de dobrado, Hinos, Valsas, Músicas Clássicas e etc. Levou a banda de música de Ipu para muitas apresentações, no desafio, confiante de competir o 1º lugar com bandas de várias cidades, onde o publico aplaudia de pé, sendo visível a profunda emoção que se apoderava do regente Maestro Lázaro e os integrantes da Banda.
Mas o Maestro Lázaro queria ir mais além com a música. Com a ajuda de Monsenhor Morais formaram uma banda instrumental que tinha o nome de “Os Satélites”. Esse nome foi dado pelo o Sr. Vicente Rocha, essa banda deixou de pertencer ao Monsenhor Morais, passando a pertencer ao Maestro Lázaro, que fez dessa banda musical, que mais parecia uma orquestra, o sucesso da época. Maestro Lázaro conseguiu trazer os melhores músicos dos estados do Ceará, Maranhão e Teresina, vale ressaltar os nomes de músicos excelentes como. Demontier, Marechal, Valter, Gonzaga, Valdir, Zé Carlos, Raimundinho, Chico da Vó, Temóteo, França, Veloso, Augusto, Luciano, Danilo, Fco. Brasil, Deuzimar, e seu irmão companheiro Antonio Freire, dentre outros... Além de músico foi comerciante dono de umas cinco lojas de vendas de discos de vinil com lojas nas cidades de Ipu, Guaraciaba, Varjota e Santa Quitéria.
Mandou construir uma belíssima casa na Rua Dr. Chagas Pinto deixando lá sua marca registrada nos gradeados da casa o desenho de notas musicais, a casa que pertence a sua família.
Na galeria dos filhos ilustres de Ipu, hoje retrata quem coliografou musicalmente por anos e a foi à alegria das festas do nosso Padroeiro o Mártir São Sebastião e do glorioso São Francisco de Assis.
Incansavelmente tentava conquistar espaço para realizar seu trabalho e, nobremente, no meio da aula de música, em Poranga, no dia 17 de junho de 2003, entre 13h às 14h, vitima de um ataque fulminante do miocárdio, mesmo sendo socorrido até Ipueiras, despediu-se em meio aos instrumentos que alimentavam seu prazer de viver e, “TUDO SE FEZ SILÊNCIO...”

A arte, a cultura Ipuense perdeu um grande artista musical, mas sua marca indelével se eternizou...


Por: Fábia Freire 

REDES SOCIAIS

 
Design by | OVM NET - Temas |OVM NET